Nos primeiros anos de sua trajetória, a Feuff era estruturada por meio de quatro departamentos de ensino: Fundamentos Pedagógicos (SFP)1, Teoria e Prática de Ensino (SPE), Teoria e Prática da Administração Escolar (SAE) e o Departamento de Teoria e Prática da Orientação Educacional (SOE), compostos por profissionais, em sua maioria, oriundos da Faculdade Fluminense de Ciências e Letras2.
As mudanças na estrutura das universidades ocorridas a partir de 1968 se estenderam pelos anos 1970 e trouxeram modificações substanciais para essa unidade. Naquela década, foram criadas as microclasses e iniciados os primeiros programas que ofereceriam cursos de mestrado e de doutorado. O primeiro mestrado foi instalado em 1971 com apoio da Reitoria, da Profa. Ceres Marques de Moraes e de professores da antiga FFCL3, sendo formalizado pela Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação (Compeg) da UFF, após quatro anos de funcionamento4. O regime de créditos também foi estabelecido nos anos 1970, imprimindo a composição da grade curricular a partir de uma ordenação semestral5. Vale ressaltar que a Feuff assumiu a responsabilidade pelos programas pedagógicos, orientação educacional, além de participar dos colegiados e das direções das escolas de ensino médio que eram agregadas à unidade: o Colégio Universitário (Coluni), situado em Niterói; o Colégio Universitário Nilo Peçanha, em Pinheiral (Canp); e o Colégio Agrícola Ildefonso Bastos Borges (CTAIBB)6, em Bom Jesus do Itabapoana.
No decorrer das décadas de 1970 e 1980, observa-se o empenho dos diretores, professores e estudantes da Feuff na busca por uma integração cada vez maior entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A gestão compartilhada da direção da Feuff foi uma experiência positiva, implantada entre 1979 e 1982, como forma de integrar e ampliar o diálogo entre os setores que estavam direta ou indiretamente vinculados à unidade. Participavam dessa gestão a Direção da Feuff, a Assessoria de Extensão, a Coordenação do Programa de Apoio Pedagógico ao Ensino Superior, a Coordenação de Mestrado, a Coordenação de Pedagogia, além de chefes de departamentos e da representação estudantil7. Outro destaque foi o projeto de extensão Logos II, em Oriximiná, no Pará, iniciado em 1981, com o objetivo de melhorar o nível de ensino e de escolarização dos docentes que atuavam naquele município, envolvendo não só a Feuff, mas todos os institutos que ofereciam licenciaturas na UFF8.
Atualmente, o instituto é composto pelos departamentos de Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) e pelo Departamento de Fundamentos Pedagógicos, responsáveis pela oferta de professores e disciplinas para o curso de Pedagogia (Niterói) e pela oferta de disciplinas pedagógicas para os cursos de licenciatura da UFF9. Cabe destacar o papel das disciplinas pedagógicas na formação de estudantes das licenciaturas de diversas áreas de ensino, como Matemática, História, Química, Física, Geografia, Sociologia, Biologia. As disciplinas oferecidas se dividem em Didática, Organização do Ensino no Brasil, Práticas de Ensino (oferecidas pelo SSE) e Psicologia da Educação (oferecida pelo SPF). Outras disciplinas pedagógico-educativas são ofertadas semestralmente e podem ser cursadas como eletivas por esses estudantes de licenciatura da UFF. Por fim, destacam-se as atividades do Programa Interinstitucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que vem proporcionando a estudantes de licenciaturas da UFF a possibilidade de bolsas durante o estágio docente obrigatório nas escolas da rede publica do entorno da UFF. O curso de Pedagogia de Niterói oferece aos discentes a formação em Licenciatura em Pedagogia com duração entre nove e 15 semestres e visa formar profissionais dotados de visão crítica, preparando-os para atuarem no magistério de educação infantil, ensino fundamental, orientação educacional e administração educacional tanto de caráter público quanto privado, além da pesquisa e orientação para o mundo do trabalho; no desenvolvimento profissional e nas ações educativas das diferentes áreas da atividade humana10.
O curso de Doutorado foi inaugurado em 1995, como resultado do sucesso e do acúmulo de produção adquirida pelo mestrado da unidade por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação. Após dez anos de funcionamento, foi reestruturado no sentido de fortalecimento e ampliação de sua inserção nos debates sobre a área de educação que cresciam desde 1980 no país11. A Feuff também se destaca na sistematização de atividades de pesquisa e de extensão, que são organizadas por programas, núcleos de pesquisa e laboratórios, nos seguintes campos temáticos: trabalho e educação, formação de profissionais da educação, ensino de ciências, ensino de História, ensino de geografia, imaginário e educação, alfabetização e leitura, filosofia política, história da educação, a questão do negro e a educação no Brasil, políticas educacionais, dentre outros12. Desta forma, a Feuff visa qualificar a educação básica no Brasil e aperfeiçoar as condições de trabalho de seus profissionais, de forma continuada. Vale também destacar os intercâmbios com instituições de ensino superior da França, Argentina, Portugal, Inglaterra e outros, que proporcionam trocas e experiências a estudantes e professores no campo acadêmico13.
Notas
1 PAULA, Maria de Fátima de. Faculdade de Nutrição. In: PAULA, Maria de Fátima de. (Org). A Universidade Federal Fluminense no cenário do Estado do Rio de Janeiro. Florianópolis: Insular, 2008. p. 175.
2 SILVA, Francisco. Da Faculdade de Filosofia à de Educação. Revista Faculdade de Educação, [S.I.], ano 2, n. 2, maio 1972, p. 3.
3 Trecho da ata de criação do mestrado e doutorado em Educação da Faculdade de Educação da UFF. Cópia disponibilizada e consultada em FARIA, Hilda. Período de implantação da reforma do Ensino Superior na Faculdade de Educação 1970-1974. In: FARIA, Hilda; MOTA, Magali Lucinda Belchior da (Org.). Memória da Faculdade de Educação da UFF-1946-2007. Niterói: EdUFF, 2009. p. 80.
4 O curso de doutorado em Educação foi implementado em 1995, graças aos esforços de professores e estudantes, refletindo também a produção de conhecimento acumulada no curso de mestrado. Cf. UFF. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2013. Disponível em: <http://www.ppg-educacao.uff.br/novo/index.php/o-programa>. Acesso em: 15 mar. 2013.
5 FARIA, Hilda. Período de implantação da reforma do ensino superior na Faculdade de Educação 1970-1974. In: FARIA, Hilda; MOTA, Magali Lucinda Belchior da (Org.). Memória da Faculdade de Educação da UFF-1946-2007. Niterói: EdUFF, 2009. p. 75.
6 Desde 2008, o Colégio Agrícola Nilo Peçanha e o Colégio Agrícola Idelfonso Bastos Borges deixaram de pertencer à UFF e passaram a ser responsabilidade do Instituto Federal Fluminense. Cf. Informações extraídas da Proposta de Regimento Interno do Colégio Agrícola Nilo Peçanha. Consulta realizada no Arquivo Intermediário da UFF, em março de 2013.
7 COSTA, Lucia Molina Trajano da. Período de consolidação.In: FARIA, Hilda; MOTA, Magali Lucinda Belchior da (Org.). Memória da Faculdade de Educação da UFF-1946-2007. Niterói: EdUFF, 2009. p. 106.
8 UFF. Pró-Reitoria de Graduação. Dados dos cursos de Graduação – Pedagogia. 2011. Disponível em: <http://www.prograd.uff.br/novo/cursos/graduacao/pedagogia>. Acesso em: 3 jul. 2014.
9 UFF. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2014. Disponível em: <http://www.ppg-educacao.uff.br/novo/>;. Acesso em:16 set. 2014.
10 COSTA, Lucia Molina Trajano da, 2009, p.115.
11 UFF. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2014. Disponível em: <http://www.ppg-educacao.uff.br/novo/>;. Acesso em:16 set. 2014.
12 Os laboratórios são os seguintes: Pipas, Nupec, Neddate, PAH/SD, Penesb, Proale, Observatório Jovem e Caben. Cf. UFF. Faculdade de Educação. [2013]. Disponível em: <http://www.uff.br/feuff/index. php?option=com_content&view=article&id=3&Itemid=6 Apresentação>. Acesso em:15 mar. 2013.
13 UFF. Faculdade de Educação. [2013]. Disponível em: <http://www.feuff.uff.br/>. Acesso em:16 set. 2014.