A Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF)
A Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa, que completou 70 anos em 2014, é atualmente composta por três departamentos de Ensino: Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica (MEP), Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica (MEM) e Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração (MFE)1. No ensino de graduação, a escola oferece o curso de Enfermagem em Niterói, com titulação em enfermeiro e licenciatura em Enfermagem, com o objetivo de formar profissionais tanto para atuar na pesquisa, desenvolvendo trabalhos científicos com a finalidade de orientar, reorientar e confirmar a prática e o ensino de enfermagem, quanto formar profissionais aptos para atuarem em atividades no ensino fundamental, médio e superior, em cursos de auxiliar e técnico de Enfermagem e em programas de aperfeiçoamento e treinamento de recursos humanos. O curso de Enfermagem é organizado e composto por Núcleos de Estudos e Atividades Interdisciplinares, onde docentes desenvolvem atividades no decorrer dos períodos letivos com o objetivo de integrar a teoria à prática da enfermagem, formando o profissional enfermeiro segundo as diretrizes da Associação Brasileira de Enfermagem (Abed)2. Desde 2003, a UFF oferece o curso de Enfermagem também no município de Rio das Ostras, a partir do convênio firmado com a Prefeitura daquele município para instalação de um Polo Universitário e já apresenta bons resultados, apesar das dificuldades iniciais comuns a um curso relativamente novo3.
O perfil do profissional enfermeiro mudou desde a criação da faculdade na década de 1940, quando existia um quantitativo menor de cursos nessa área e pouco se falava em pós-graduação4. Na década de 1970, foi dado o primeiro passo para a construção de cursos de especialização. Em 1974, a Profa. Rosalda Paim defendeu tese de livre docência com repercussão nacional e internacional onde abordava temas como holismo, ecologia e a importância das ciências que subsidiam o cuidado com a enfermagem. Em 1979, foi aberto o primeiro curso Lato Sensu denominado Curso de Especialização em Administração de Serviços de Enfermagem em Hospital de Ensino e reunia alunos de vários lugares do Brasil buscando aprofundar a gerência do cuidado, em integração com as instituições de ensino em saúde5.
Nos anos 1980, a Profa. Thereza Newman defendeu dissertação abordando temas como fenilcetonúria e hipertireoidismo congênito. A boa repercussão de seu estudo gerou a criação do Curso de Especialização em Enfermagem Pediátrica6. Na década de 1990, a Escola de Enfermagem foi marcada pela abertura de concursos públicos e pela efetiva qualificação de seu corpo docente em cursos de Mestrado e Doutorado pelo Brasil. No mesmo período foram abertos os seguintes cursos Lato Sensu: Promoção da Saúde, Enfermagem Obstétrica e Ginecológica e Enfermagem do Trabalho7. Anos depois, seriam abertos outros cursos Lato Sensu como Cuidados Intensivos, Métodos Dialíticos e Transplantes, Home Care, Gerência dos Serviços de Enfermagem, Enfermagem do Trabalho, Psicossomática e Cuidados Transdisciplinares com o Corpo e Gerontologia em Enfermagem8.
Ainda na década de 1990 foram criados os núcleos de estudos e pesquisas nos departamentos vinculados às áreas do conhecimento em enfermagem e ciências da saúde, relacionados ao tema cuidado, muito caro à área de enfermagem. Estes núcleos são vinculados ao CNPq, via Pró-Reitoria de Pós- Graduação e Inovação (Proppi). Alguns têm projetos financiados por agências de fomento, fundações e secretarias de Saúde9.
Nos anos 2000, a Escola de Enfermagem decidiu investir na área da pós-graduação Stricto Sensu. Em 2003 foi reconhecido pela Capes o Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial, que tem por objetivo fortalecer e aprofundar a formação profissional na área específica do cuidado à clientela e fortalecer a base de conhecimentos da prática de enfermagem profissional, elevando a qualificação profissional do/a aluno/a, e assim motivar pesquisas e soluções inovadoras e criativas para os problemas da prática de atenção à saúde, em seus diversos níveis10. Esse programa é caracterizado por parcerias com programas de outras universidades nacionais e internacionais, dos quais podemos citar a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), fundações municipais de Saúde de Niterói, São Gonçalo, Espírito Santo e Minas Gerais no âmbito regional e nacional e a Organização Mundial da Saúde (OMS), a International Council of Nursing (ICN) no âmbito internacional11.
Em 2009, foi iniciado o Mestrado Acadêmico na área da enfermagem. O curso foi fruto da integração dos departamentos da escola de Enfermagem conjuntamente com os departamentos de Educação Física da UFF e com o Instituto de Saúde da Comunidade que desenvolviam a proposta desde 200712. Ele “inscreve-se no investimento e no desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a complexidade do cuidado, agregando conhecimentos da área de saúde e enfermagem e conexões com as áreas afins, o que otimizará a formação dos mestres”13. Os projetos e diversas iniciativas são efetivadas por meio da atuação no Hospital Universitário Antônio Pedro, na cidade de Rio das Ostras, e também na Unidade Avançada da UFF em Oriximiná, no Pará. Esse mestrado estabelece igualmente conexões com universidades do Brasil e do exterior visando aprimorar as trocas de saberes na área do conhecimento da enfermagem14.
Em 2011, a Escola de Enfermagem inaugurou o seu segundo Mestrado Profissional, intitulado Mestrado Profissional Ensino na Saúde. Tendo por objetivo a formação de profissionais capazes de produzir resultados na área de saúde com vistas ao fortalecimento do SUS, o programa busca aprofundar as bases teórico-metodológicas das ciências sociais e humanas e biológicas e aplicá-las ao trabalho prático profissional. O programa visa desenvolver pesquisas e práticas comprometidas com os processos de mudança na educação e na saúde, consonantes com os desafios para a saúde coletiva no século XXI e tem linha de pesquisa intitulada Ensino na Saúde e suas Interfaces com o SUS15.
O campo da extensão é outro destaque da Escola de Enfermagem da UFF, tendo projetos em educação, saúde, consulta de enfermagem, planejamento em saúde, além do atendimento às pessoas com agravantes epidemiológicos16. Os estudantes e professores de Enfermagem desenvolvem os seus trabalhos de extensão no Hospital Universitário Antônio Pedro, na Policlínica de Saúde de Santa Rosa, no Posto de Saúde do Caramujo, além do Centro Previdenciário de Niterói e na Rede Municipal de Ensino17. Os projetos de extensão da Escola de Enfermagem se destacam pela prestação de serviços à comunidade e abrangem diversos temas, como o desenvolvimento da saúde coletiva nas camadas populares; o desenvolvimento da promoção da saúde da mulher em idade reprodutiva que mora em comunidades próximas ao Huap e à Escola de Enfermagem; o desenvolvimento de atividades que visam à melhor qualidade de vida de idosos, por meio do combate e prevenção da catarata e da prevenção e tratamento ao portador de diabetes. Também há atividades e projetos que visam ao cuidado com os recém-nascidos e as crianças em idade escolar e que oferece o teste do olhinho e a prevenção da catarata em crianças. Todas as atividades de extensão desenvolvidas no âmbito da Escola de Enfermagem são de suma importância para a cidade de Niterói e excelentes laboratórios de prática para os discentes da Escola de Enfermagem18.
Notas
1 PAULA, Maria de Fátima. A Universidade Federal Fluminense no cenário do Estado do Rio de Janeiro. Florianópolis: Insular, 2008, p. 40.
2 UFF. Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa. [201?]. Disponível em: <http://www.proac.uff.br/enfermagem/content/curso-de-graduacao-em-enfermagem-e-licenciatura.html>. Acesso em: 5 ago. 2013.
3 O curso em Rio das Ostras conta com duração de 10 semestres e com disciplinas de diversas áreas como ciências biológicas, ciências do comportamento e sociais, administração, educação e os específicos da enfermagem; o curso de Rio das Ostras possibilita aos estudantes formação complementar com o envolvimento dos alunos em projetos de pesquisa e de extensão, além de iniciação à docência.
4 AURORA DE AFONSO COSTA – DO SONHO À REALIDADE. Produção de Ana Alice de Morais. Niterói: Produzido pelo Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF, 1994. 1 DVD.
5 UFF. Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa. [201?]. Disponível em: <http://www.uff.br/maccs/historico.php.html> .Acesso em: 5 ago. 2013.
6 UFF. Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa. [201?].
7 UFF. Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa. [201?].
8 PAULA, 2008, p .41; UFF. Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa. [201?].
9 UFF. Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa. [201?].
10 UFF. Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa. [201?]. Disponível em: <http://www.proac.uff.br/enfermagem/content/mestrado-profissional-enfermagem-assistencial.html>. Acesso em: 5 ago. 2013.
11 PAULA, 2008, p. 42.
12 UFF. Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa. Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem. [201?]. Disponível em <http://www.eeaac.uff.br/maccs/index.php/menu-ingresso-programa/menu-selecao-anterior/9-artigos/11-artigo-apresentacao.html>. Acesso em: 7 ago. 2013.
13 UFF. Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa. [201?]. Disponível em: <http://www.uff.br/maccs/contextualizacao.php>. Acesso em: 5 ago. 2013.
14 UFF. Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa. Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem. [201?].
15 UFF. Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa. Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem. [201?].
16 UFF. Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa. [201?].
17 PAULA, 2008, p. 44.
18 PAULA, 2008, p. 44.