Instituto de Ciências Exatas de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense (UFF)
1 A inserção da Universidade Federal Fluminense no município de Volta Redonda
A Universidade Federal Fluminense está inserida na cidade de Volta Redonda desde 1961, quando a Escola Fluminense de Engenharia inaugurou o curso de metalurgia na cidade1. Em 1968, foi oficialmente criada a Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda como parte integrante da UFF, aprovada pelo parecer 90/68, de 08/2/68 do Conselho Federal de Educação2. Ao longo de 40 anos, a Escola de Engenharia destacou a UFF com suas atividades e cursos de Engenharia em Volta Redonda, e a partir de 2001, novos cursos de graduação foram abertos no âmbito da escola, como Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, impulsionando, desta forma, as iniciativas para a expansão das atividades da UFF em Volta Redonda.
Já em 2005, foi estabelecido um convênio entre o Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que contou com a participação dos governos local e estadual, visando ampliar a oferta de cursos na Região Sul Fluminense, não só nas áreas de engenharia, mas também das ciências básicas e ciências sociais3. O primeiro passo nesse sentido foi o estabelecimento do Polo Universitário da UFF em Volta Redonda (PUVR), onde estão situadas a Escola de Engenharia, a Escola de Ciências Humanas e o Instituto de Ciências Exatas4.
O Instituto de Ciências Exatas (Icex) é o mais recente das três unidades da UFF em Volta Redonda. Foi criado em 31 de março de 2010, dispondo de 33 professores e atendendo inicialmente a 320 alunos, tendo como meta a abertura de 1.280 vagas de graduação em 2015. Cabe citar que, desde os anos 2000, as três unidades que compunham o PUVR buscavam a mesma autonomia e isonomia administrativa que as unidades da UFF em Niterói5.
2 O Instituto de Ciências Exatas de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense (UFF)
O Programa de Expansão do Ensino Superior em Volta Redonda foi reformulado em 2010, passando a incorporar a criação de mais uma unidade, o Instituto de Ciências Exatas (Icex), com o objetivo de cobrir as áreas de matemática, física e química. Para tal aquisição foi muito importante a aprovação do Reuni, Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas Federais no âmbito da UFF6.
O Conselho Universitário aprovou a criação do Icex em março de 2010, com um projeto acadêmico de criação de cursos de ciências exatas para atender o Sul Fluminense, interagindo e transformando a região. Assim, foram criados quatro cursos de graduação: Bacharelado em Física, com ênfase em Física Computacional: o bacharel em Física com ênfase em Física Computacional terá formação sólida, de modo a atuar nas mesmas áreas do bacharel em Física de formação tradicional, associando também o conhecimento avançado em técnicas computacionais diversificadas e de alto desempenho, habilitando este profissional para o enfrentamento de problemas físicos e aplicados complexos, por meio de simulações e/ou modelagens computacionais7; o Bacharelado em Matemática, com ênfase em Matemática Computacional: tem por objetivo a formação de bacharéis em Matemática com sólidos conhecimentos em matemática pura e aplicada, e em métodos computacionais que permitam o tratamento de problemas da matemática e de áreas afins, a partir da simulação e/ou modelagem computacional”8; o Bacharelado em Química, com ênfase em Química Tecnológica, que visa desenvolver habilidades de elaborações de concepções, de atualizações e processos, qualificando o estudante no sentido do acesso a um processo técnico, moderno e atualizado na área, de forma a também capacitar profissionais com participação ativa nas decisões que envolvem o conhecimento da química no mercado de trabalho9; e por fim, a Licenciatura em Química, que proporciona uma “visão geral e abrangente da Química para que o licenciado vivencie os diferentes níveis de complexidade e abordagem dos tópicos em seus diferentes níveis, e o desenvolvimento de habilidades de levantamento de concepções prévias para que o professor possa adequar sua metodologia ao perfil de seus alunos”10.
No âmbito da pós-graduação, o Icex dispõe de uma especialização, dois mestrados e um doutorado. A especialização em Ensino de Ciências da Matemática ocorre por meio de convênio entre o Icex e o Instituto Federal do Rio de Janeiro, em Volta Redonda. O curso tem sua grade e composição dedicadas aos professores de Física, Matemática, Biologia, Química, Ciências e áreas afins, desde que portadores de diplomas de graduação. O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) de incentivar um programa de pós-graduação de caráter nacional, com ênfase nos conteúdos da área de física, com o objetivo de:
Capacitar em nível de mestrado uma fração muito grande professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos11. |
O mestrado e o doutorado em Física são oferecidos por meio de uma parceria entre o Icex e o Instituto de Física da UFF, em Niterói. Assim, para cursar o mestrado ou o doutorado no município de Volta Redonda, o estudante deverá ser aprovado na seleção de entrada do programa e ser orientado por um professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Física da UFF em Niterói. São seis as linhas de pesquisa desenvolvidas em Volta Redonda: Sistemas Complexos, Controle Quântico, Propriedades Físicas de Nanoestruturas, Óptica e Informação Quântica, Caracterização de Superfícies Via Métodos Ópticos e Física Experimental de Altas Energias, Raios Cósmicos12.
A pesquisa e a extensão no Instituto de Ciências Exatas de Volta Redonda são desenvolvidas por meio de um projeto, intitulado II Simpósio sobre Ambientes de Aprendizagem para Crianças Autistas (II Saaca), envolvendo professores do Icex, assim como pedagogos e fonoaudiólogos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), que, por meio de um trabalho conjunto, visam investigar estratégias para a interação e comunicação de crianças autistas. O grupo desenvolve ferramentas digitais que colaboram para aperfeiçoar a comunicação do indivíduo autista e para facilitar a aprendizagem da matemática e da língua portuguesa13.
Leia o texto na íntegra aqui
Notas
1ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA. Problema Educacional de Volta Redonda. In: CICLO DE ESTUDOS SOBRE SEGURANÇA NACIONAL E DESENVOLVIMENTO, Volta Redonda, 1971. p. 29.
2 UFF. Escola de Engenharia de Volta Redonda. Disponível em: <http://www.engenhariavr.uff.br/index. php/a-escola/historico.html>. Acesso em: 8 dez. 2014.
3 UFF. Polo Universitário de Volta Redonda. Projeto original enviado ao Conselho Universitário da UFF pela direção da EIEMVR. [S.l.:2006?].
4 UFF . Escola de Metalurgia de Volta Redonda. Ofício nº 09, de 2005. Considerações do diretor Sr. Sérgio Sodré Silva sobre a doação de terreno público para implantação e consolidação do Polo Universitário de Volta Redonda (p/Prefeito de Volta Redonda), em 2005.
5 Carta de encaminhamento do pedido de desmembramento do PUVR, redigida e assinada pelo então senhor diretor do Polo Universitário de Volta Redonda, Wainer da Silveira, ao Egrégio Conselho Universitário da UFF, ago. 2011.
6 UFF. Polo Universitário de Volta Redonda. Relatório de gestão, 2010.
7 UFF. Instituto de Ciências Exatas. Disponível em: <http://www.icex.uff.br/icex/?page_id=62>. Acesso em: 28 dez. 2014.
8 UFF. Instituto de Ciências Exatas. Disponível em: <http://www.icex.uff.br/icex/?page_id=62>. Acesso em: 28 dez. 2014.
9 UFF. Instituto de Ciências Exatas. Disponível em: <http://www.icex.uff.br/icex/?page_id=220>. Acesso em: 28 dez. 2014.
10 UFF. Instituto de Ciências Exatas. Disponível em: <http://www.icex.uff.br/icex/?page_id=222>. Acesso em: 28 dez. 2014.
11 UFF. Instituto de Ciências Exatas. Disponível em: <http://www.icex.uff.br/icex/?page_id=413>. Acesso em: 25 fev. 2015.
12 UFF. Instituto de Ciências Exatas. Disponível em: <http://www.icex.uff.br/icex/?page_id=410>. Acesso em: 25 fev. 2015.
13 MEC. Ministério da Educação. Sistema de Gestão e Projetos. 2014. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/resultado.consulta.php?titulo=&bedital=0&protocolo=&processo=&tipo=0&palavras=&resp=&area=0&inst=123&apro=1062&exec=0&sit=0&ordenar=1&direcao=1&inicio=0-00&termino=0-00®iao=Sudeste&estado=2&bplataforma=1>. Acesso em: 16 dez. 2014.
Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Instituto de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Instituto de Humanidades e Saúde de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (UFF)
1 A Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Nos anos 1960, a Câmara de Vereadores de Nova Friburgo recebeu do então prefeito Dr. Amâncio Mário Azevedo um projeto que previa a criação de três faculdades: Medicina, Odontologia e Engenharia. Os esforços para tirar do papel as iniciativas lograram êxito com a criação da Faculdade de Odontologia, a Fonf, que recebeu autorização para seu funcionamento em 20 de março de 1971. Desde o início de sua trajetória, já havia uma ligação estreita com a Universidade Federal Fluminense, uma vez que o Professor Miguel Raymundo Moraes Bittencourt, cirurgião-dentista da UFF, foi convidado para coordenar a faculdade pelo prefeito Amâncio Azevedo.1
Para a montagem, organização e coordenação do projeto da Faculdade de Odontologia, a Prefeitura de Nova Friburgo convidou o Professor Miguel Raymundo de Moraes Bittencourt. Para auxiliar nessa nova etapa de trabalho acadêmico, o Professor Miguel Bittencourt convidou professores da Faculdade de Odontologia da UFF. Contando com o apoio da sociedade friburguense, entusiasmada com o projeto, o pedido de abertura da Fonf foi enviado ao Conselho Estadual de Educação, que autorizou seu funcionamento em 20 de março de 1971, e o Professor Miguel Bittencourt foi nomeado diretor pelo órgão mantenedor, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Friburgo.2
Após dois anos de funcionamento, foi criada a Autarquia Municipal de Ensino através da deliberação 1174/73 da Câmara Municipal, e, a partir de tal, foram reunidos os esforços de professores da faculdade com a autarquia para buscar o reconhecimento da Faculdade no Conselho Federal de Educação, fato ocorrido em 3 de novembro de 1975, através do parecer 4.460 e do decreto presidencial nº 76.857, de 17 de dezembro do mesmo ano, quando a faculdade foi reconhecida.3
Em 2007, as negociações entre a Prefeitura de Nova Friburgo e a UFF lograram sucesso, e a Autarquia Municipal foi extinta, passando a Fonf aos domínios e responsabilidade da Universidade Federal Fluminense.4
2 O Polo Universitário de Nova Friburgo e sua transformação no Campus Universitário de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (UFF)
O Polo Universitário de Nova Friburgo foi criado em 2007 dentro das inovações propostas pelo Programa de Reestruturação das Universidades Federais, o Reuni, e em 2013 foi transformado em Campus Universitário. No entanto, as negociações em torno da incorporação da antiga Fonf pela UFF desenrolavam-se desde 2005 quando foram iniciadas as negociações, estudos e organizado um GT para elaborar um anteprojeto que fosse apreciado pelos Conselhos Superiores da universidade.5
Inicialmente, o polo contava apenas com o curso de Odontologia. Até o presente, já foram criados mais dois: Biomedicina e Fonoaudiologia (iniciados em 2010) e estão previstas as implementações dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.6
O curso de Odontologia busca atender às diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC em 2002 e propõe não só a formação de um cirurgião-dentista, mas visa igualmente formar um cidadão com espírito crítico e que possa exercer a promoção da saúde, levando-se em conta não só a cura da doença, mas também a prevenção, atuando de maneira integrada e holística, vendo o ser humano como um todo.7 O curso oferece titulação em Cirurgião-Dentista, com duração mínima de dez e máxima de 15 semestres.8
Já o curso de Fonoaudiologia foi criado em 2010 e formou sua primeira turma em 2014. Segundo a Professora Simone Santos Barreto, do Departamento de Fonoaudiologia, o curso busca o desenvolvimento de habilidades e competências na comunicação humana, principal objeto de trabalho do fonoaudiólogo. Oferece titulação em Bacharel em Fonoaudiologia, com duração mínima de oito e máxima de 12 semestres.9 A implementação da Clínica-Escola, ocorrida em 2014, possibilitou o oferecimento à população de atendimento terapêutico e a realização de exames audiológicos para a comunidade. Um grande diferencial é a aproximação dos estudantes de graduação dos campos de atuação desde os períodos iniciais do curso.10
O curso de Biomedicina foi criado em função da necessidade de profissionais de análise clínica na Região Serrana do Rio de Janeiro. Segundo Helvécio Póvoa, professor do Departamento de Biomedicina da UFF de Nova Friburgo, o curso foi organizado com o objetivo de formar profissionais especializados em análises clínicas e com o viés em pesquisa biomédica, e destaca ainda que seu diferencial encontra-se na formação integral, uma vez que desde os primeiros períodos, os estudantes entram em contato com a parte aplicada das análises clínicas, havendo uma contextualização das matérias básicas e, em seguida, das específicas. Nos últimos períodos, os alunos vão para os laboratórios e estagiam na rede pública e/ou privada, conhecendo a realidade das análises clínicas nessas duas redes.11 O curso oferece titulação em Bacharel em Biomedicina, em uma das seguintes habilitações: Pesquisa Científica e Análises Clínicas, com duração mínima de oito e máxima de 12 semestres.12
No âmbito da pós-graduação, o Campus de Nova Friburgo oferece o mestrado em Odontologia desde agosto de 2013. Existem duas áreas de concentração: Clínica Odontológica e Biologia e Patologia Bucodental.
O programa de Mestrado acadêmico da FOUFF/NF tem como um de seus principais objetivos justamente a formação de um mestre, no sentido mais amplo da palavra, ou seja, um profissional capaz de ensinar, orientar e estimular a curiosidade, a vontade de aprender. A pós-graduação Strictu Sensu, como é da tradição da UFF, visa à formação de pessoal de alto nível para atuar em instituições de pesquisa e/ou ensino superior e em empresas públicas e privadas. Dentro desta realidade, e acreditando que o processo de aprendizagem é um processo dinâmico, e em constante transformação, o curso de mestrado acadêmico da FOUFF/NF pretende atuar constantemente através de uma interação entre a pós-graduação e a graduação, acreditando que esta interação pode ser extremamente positiva para ambos, seguindo a política de integração proposta pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da UFF, implantado por políticas gerenciadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação desta Universidade.13 |
A pesquisa no Campus de Nova Friburgo se inicia com entusiasmo. Em pouco menos de dez anos, o campus criou laboratórios internos de Histologia, Biotério e de Cultura de Células, ligados à Microbiologia e Patologia. Além desses, há laboratório de uso comum dos estudantes e professores dos três cursos existentes no campus.14 A inauguração do Laboratório Multiúso de Pesquisa Biomédica teve por objetivo dar suporte aos projetos de pesquisa dos estudantes de iniciação científica, aos projetos de fim de curso e às pesquisas de professores do campus.15
A área extensionista vem sendo desenvolvida em Nova Friburgo. Em 2011, a UFF, por meio de estudantes e professores do campus, prestou assistência às vitimas das tragédias das chuvas daquele verão, arrecadando e distribuindo mantimentos, realizando atividades culturais e assistenciais. Além disso, é importante destacar que a articulação com a comunidade vem sendo realizada por meio de palestras e atividades sociopedagógicas desenvolvidas em escolas públicas municipais, atividades que se pretende expandir para toda a rede de ensino, como dosagem de glicose e aferição da pressão arterial, sendo também importante destacar o atendimento odontológico oferecido à população. Os pacientes são cadastrados entre fevereiro e julho, passam por triagem e são atendidos. O serviço tem grande procura e conta com fila de espera. Por fim, vale destacar que a expansão do campus e de suas atividades está intimamente ligada à proposta do Reuni, que é a de capacitar o profissional que está no interior.16
Leia o texto na íntegra aqui
Notas
1 UFF. Curso de Odontologia da UFF de Nova Friburgo. Projeto pedagógico de curso. Disponível em:<http://www.proac.uff.br/odontonovafriburgo/images/stories/projeto_pedag%F3gico_maio_%202010.pdf>. Acesso em 10 mar. 2015.
2 UFF. Curso de Odontologia da UFF de Nova Friburgo. Projeto pedagógico de curso. Disponível em:<http://www.proac.uff.br/odontonovafriburgo/images/stories/projeto_pedag%F3gico_maio_%202010.pdf>. Acesso em 10 mar. 2015.
3 UFF. Curso de Odontologia da UFF de Nova Friburgo. Projeto pedagógico de curso. Disponível em:<http://www.proac.uff.br/odontonovafriburgo/images/stories/projeto_pedag%F3gico_maio_%202010.pdf>. Acesso em 10 mar. 2015.
4 NOVA FRIBURGO (RJ). Câmara Municipal. Lei complementar nº 30, de 2 de agosto de 2007. Autoriza o Poder Executivo a possibilitar a implantação do curso de graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense, mediante a extinção da Autarquia Municipal de Ensino e da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo e a doação de bens, imóveis e móveis para a Universidade Federal Fluminense. Disponível em: <http://sapl.camaranf.rj.gov.br:8080/sapl/sapl_documentos/norma_juridica/69_texto_integral>. Acesso em: 10 mar. 2015.
5 UFF pode incorporar a Odontologia de Nova Friburgo. O Fluminense, Niterói, RJ, 18-19 jun. 2006.
6 CAJÉ, Mário. Polo Universitário de Nova Friburgo. Solidariedade reforça laços com a
comunidade. Revista Graduar, Niterói, RJ, ano 2, n. 2, jan./fev. 2013.
7 CAMPUS de Nova Friburgo da UFF. Professores entrevistados: Amauri Favieri, Helvécio Póvoa, Fábio Robles, Marcos Barceleiro, Simone Santos Barreto e Vinicius Pascoal. Direção: Patrícia Martinez e Wilson Paraná. Imagens: Ronaldo Coelho. Entrevista: Monique Bento Inácio. Locução: Wilson Paraná. Niterói: UFFImagem, 2014. Disponível em: <http://www.uffimagem.uff.br/>. Acesso em: 10 mar. 2015. Ariel, não esquecer de incluir na listagem geral das referências no portal.
8 UFF. PROGRAD. Objetivos do Curso de Odontologia. Disponível em: <http://www.prograd.uff.br/novo/cursos/graduacao/odontologia>. Acesso em: 10 mar. 2015.
9 UFF. PROGRAD. Objetivos do Curso de Fonoaudiologia. Disponível em: <http://www.prograd.uff.br/novo/cursos/graduacao/fonoaudiologia>. Acesso em: 10 mar.2015.
10 CAMPUS de Nova Friburgo da UFF, 2014.
11 CAMPUS de Nova Friburgo da UFF, 2014.
12 UFF. PROGRAD.Objetivos do Curso de Biomedicina. Disponível em: <http://www.prograd.uff.br/novo/cursos/graduacao/biomedicina>. Acesso em: 10 mar. 2015.
13 UFF. Campus Universitário de Nova Friburgo. Programa de Pós-Graduação-Mestrado em Odontologia. Disponível em: <http://www.ppgodontologianf.uff.br/index.php/pt-BR/>. Acesso em: 10 mar. 2015.
14 CAJÉ, 2013.
15 CAMPUS de Nova Friburgo da UFF, 2014.
16 CAJÉ, 2013.