Hoje, a Escola de Serviço Social da UFF possui mais de 1000 alunos na Graduação em Niterói, constituindo-se em um dos maiores cursos de nossa Universidade e o maior curso de Serviço Social do Brasil. Funciona em dois turnos: tarde, de 14 às 18h; e noite: das 18h às 22h1, oferecendo o Bacharelado, com duração entre sete e treze semestres2.


Na área da pós-graduação Stricto Sensu, a ESSN dispõe atualmente de dois programas. O primeiro, em Política Social, iniciou as suas atividades em 2002 com o Mestrado Acadêmico em Política Social, oferecendo duas linhas de pesquisas: Serviço Social, Avaliação e Gestão de Políticas Sociais, e Sistemas de Proteção Social: Regimes, História e Sujeitos Sociais, tendo por objetivo central a formação de recursos humanos qualificados para desenvolver atividades acadêmicas e profissionais capazes de contribuir para a superação de diferentes problemas sociais, para o desenvolvimento regional e para o aperfeiçoamento das práticas institucionais3. Em 2009, o programa passou a oferecer também o doutorado que disponibiliza duas linhas de pesquisa: Avaliação de Políticas de Seguridade Social e Programas e Projetos Governamentais e Não Governamentais. Este doutorado é recomendado pela Capes com conceito. O segundo programa de pós-graduação, aberto em 2011, é de Serviço Social, Ciências Sociais e afins, objetivando o desenvolvimento de pesquisas na área do serviço social, desenvolvimento regional e políticas públicas, reconfiguração e tendências do desenvolvimento regional no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro e América Latina, por meio de duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento Capitalista e Formação Social Brasileira, que foca seus estudos nas transformações macrossocietárias; e Serviço Social, Políticas Públicas e Formação Profissional, que estuda a relação entre as políticas públicas e o serviço social, com ênfase no movimento de refuncionalização do papel e das funções clássicas do Estado4.


No campo da pesquisa, se destaca como uma das unidades que reúnem um dos maiores números de grupos de pesquisa, contabilizando um total de dez deles, que desenvolvem projetos na área do Serviço Social em suas múltiplas temáticas, a saber: Trabalho; Política e Movimentos Sociais; Educação Superior (Gepes); Economia Política da Pobreza e Desigualdade (Gpode); Avaliação de Políticas; Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre a Criança de 0 a 6 Anos (vinculado à Creche UFF);Direitos Humanos, Sociais e Cidadania (Nudhesc); Pesquisa e Extensão sobre Espaços Públicos, Políticas Públicas e Serviço Social (Nupess); Pesquisa Histórica sobre Proteção Social/Centro de Referências Documentais (NPHPS/CRD); Laboratório de Serviço Social e Novos Projetos Societários na América Latina (Lassal); e Estudos e Pesquisas Sobre Identidades de Gênero (Nepig)5.


A atuação na área da extensão é contínua e de natureza diversificada, dispondo de um grande elenco de projetos cadastrados no Sigproj. Dentre eles, podemos citar Cenas de Cinema-Universidade e Comunidade;  Informatização e Modernização do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social/Centro de Referência Documental; Niterói – A Universidade e as Mulheres; Niterói – Observatório de Violência contra Mulheres; além do Projeto 0 a 6 e Mais de 60: As Extrem(as)idades da 0 a 6 e Mais de 60: As Extrem(as)idades da Existência Social: Movimentos Sociais, Direitos e Novas Dimensões da Cidadania; Ateliê de Imagem e Memória Social; As Mulheres e o Mundo do Trabalho nas Telecomunicações; Seminário Regional: Olhares sobre o Cenário Atual de Violência; e o Cotidiano de Mães Trabalhadoras: Classe, Raça e Gênero Ressignificando Experiências de Vida6.

 


Notas

1 UFF. Escola de Serviço Social. [201-?]. Disponível em: <http://www.ess.uff.br/index.php/iniciar-aqui/cursos/graduacao/informacoes.html>. Acesso em: 19 out. 2013.
2 PAULA, Maria de Fátima. A Universidade Federal Fluminense no cenário do Estado do Rio de Janeiro. Florianópolis: Insular, 2008, p. 154.
3 UFF. Escola de Serviço Social. [201-?]. Disponível em: <http://www.uff.br/politicasocial/.html>;. Acesso em: 19 out. 2013.
4 UFF. Escola de Serviço Social. [201?]. Disponível em: <http://www.ppgssdr.uff.br/.html>;. Acesso em: 19 out. 2013.
5 Outras informações a respeito de cada um desses núcleos e as pesquisas desenvolvidas por eles, além da relação de professores coordenadores, podem ser consultados no site da Escola de Serviço Social. UFF. Escola de Serviço Social. [201?]. Disponível em: <http://www.ess.uff.br/index.php/pesquisa-e-extensao/grupos-de-pesquisas.html>;. Acesso em: 19 out. 2013.
6 BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Informação e Gestão de Projetos. 2013. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/resultado.consulta.php?titulo=&;bedital=0&protocolo=&processo=&tipo=0&palavras=&resp=&area=0&inst=123&apro=1083&exec=0&sit=0&ordenar=1&direcao=1&inicio=0-00&termino=0-00&regiao=Sudeste&estado=2&bplataforma=1.html>. Acesso em: 19 out. 2013.

Realização Parcerias

 Prefeitura Universitária