O Departamento de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Fluminense

 O Departamento de Educação Física e Desportos (GEF) da Universidade Federal Fluminense iniciou suas atividades como órgão administrativo em junho de 1975, em um período em que a legislação de ensino obrigava a oferta de créditos de prática desportiva a todos os estudantes da universidade1. Os professores que, à época, estavam lotados no departamento decidiram pela vinculação do setor ao CEG, na medida em que entendiam que este deveria manter um equilíbrio entre as questões pedagógicas e biológicas. Assim, consideravam necessário evitar um atrelamento exclusivo à Faculdade de Educação ou à área biológica2.

Seu papel dentro da UFF ganharia novos contornos a partir da década de 1980, ocasião em que a disciplina passou a ser eletiva, e passava paulatinamente a promover competições internas que contavam com grande participação de estudantes, inclusive na organização de eventos3. Porém o crescimento de seu papel e importância na UFF e no ensino do país começa a ser concretizado durante a década de 1990, quando o GEF iniciou suas atividades acadêmicas por meio da pós-graduação, oferecendo o curso lato sensu Pesquisa em Sala de Aula, iniciado em 1991 e posteriormente renomeado para Educação Física Escolar, por entender a questão escolar como um elemento central em sua grade. Este curso continua em funcionamento até os dias de hoje. A pós-graduação também é responsável pelas atividades de extensão revista Perspectivas em Educação Física Escolar e pelo Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, onde são discutidos os problemas da educação física no Estado do Rio de Janeiro4. A pós-graduação em Educação Física visa atender os professores do ensino fundamental e médio. Sua grade curricular tem por objetivo discutir e incluir em seu programa temas como a saúde, a socialização e o lazer, caracterizando-se pelo estreito vínculo entre a educação física e a cidadania. São oferecidas as seguintes disciplinas: Alongamento, Basquete Misto, Condicionamento Físico, Corpo, Futsal, Ginástica Mista, Judô, Natação, Voleibol e Ioga.

O campus desportivo do GEF foi inaugurado em 1995, no Campus do Gragoatá, que vem sendo gradativamente ampliado. Nos últimos quatro anos, tem recebido melhorias em suas instalações, o que igualmente colabora para o crescimento das atividades da educação física.

O GEF dispõe também de Setor de Extensão, que congrega todos os projetos de extensão e eventos do departamento. Foi redimensionado a partir de 1996, quando as propostas de ação extensionistas foram reformuladas, visando contemplar a comunidade com um trabalho em educação física que atendesse às suas reais necessidades e demandas5. Nesse sentido, foram adotados alguns princípios como relação dialética com a comunidade, autonomia da comunidade, efeito multiplicador e ação democrática. Ao adotar esse caminho, buscou-se a maior participação da comunidade nos projetos, sua atuação nos espaços decisórios, no planejamento, execução e avaliação das atividades a ela destinadas6. Criado em 2009, atualmente, o instituto desenvolve cerca de 50 ações extensionistas ligadas a diferentes questões e temáticas: formação cultural, natação, gênero, juventude e homoafetividade, esporte e comunicação, educação de jovens e adultos, dentre outros temas de grande relevância para a comunidade7.

Dos quatro setores que formam a estrutura do GEF – Graduação, Pós-Graduação, Extensão e Setor Administrativo –, a graduação é a mais recente, encaminhada em 2001, a partir da formação de uma comissão de estudos para a implantação da Escola de Graduação em Educação Física. A licenciatura em Educação Física teve início no primeiro semestre de 2007, com o objetivo de formar profissionais para atuar nas diferentes demandas da área da educação física na sociedade contemporânea, com especial ênfase na atuação nos ensinos fundamental e médio8. O curso tem duração mínima de oito e máxima de 16 semestres. O departamento também é responsável pelas disciplinas eletivas oferecidas aos diversos cursos de graduação da UFF9, e suas bases estão alicerçadas na concepção de educação física para a inclusão.

Ao ser criado em 2009, o Instituto de Educação Física da UFF incorporou à sua estrutura o antigo Departamento de Educação Física e Desportos da UFF e todas as suas atividades. Está assim estruturado: Direção, Secretaria Administrativa, Colegiado, órgão deliberativo formado por três professores, três discentes e três funcionários técnico-administrativos; e setores suplementares, como Gerência das Instalações, responsável pela coordenação do uso das instalações e sua manutenção; e Setor Médico, que tem por finalidade realizar exames médicos e prestar atendimento de primeiros socorros aos alunos da UFF, inclusive aos alunos do Colégio de Aplicação, funcionários técnico-administrativos, professores e à comunidade em geral, que praticam atividades físico-desportivas nas instalações do IEF10.

Leia mais na íntegra aqui

 


Notas

1 PAULA, Maria de Fátima de. Departamento de Educação Física. In: PAULA, Maria de Fátima de (Org.). A Universidade Federal Fluminense no cenário do Estado do Rio de Janeiro. Florianópolis: Ed. Insular, 2008, p. 61-62.

2 UFF. Instituto de Educação Física. [2013]. Disponível em: <http://www.uff.br/gef/historico_gef.htm>. Acesso em: 17 jun.2014.
3 UFF. Instituto de Educação Física. [2013]. Disponível em: <http://www.uff.br/gef/historico_gef.htm>. Acesso em: 13 maio 2013.
4 UFF.Instituto de Educação Física. [2013]. Disponível em: <http://www.uff.br/gef/historico_gef.htm>. Acesso em: 13 maio 2013.
5 UFF. Instituto de Educação Física. [2013]. Disponível em: <http://www.uff.br/gef/pos-graduacao.htm>;. Acesso em: 17 jun. 2014.
6 UFF. Instituto de Educação Física. Política de Extensão para o Departamento de Educação Física. [2013]. Disponível em: <http://www.uff.br/gef/pos-graduacao.htm >. Acesso em: 17 jun. 2014.
7 Outras informações a respeito ver no site do Sigproj. Cf. MEC. Ministério da Educação. Sigproj. Sistema de Gestão e Projetos. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/resultado.consulta.php?titulo=&;bedital=0&protocolo=&processo=&tipo=0&palavras=&resp=&area=0&inst=123&apro=1115&exec=2977&sit=0&ordenar=1&direcao=1&ini>. Acesso em:17 jun.2014.
8 PAULA, Maria de Fátima de. Departamento de Educação Física, 2008, p. 61-62.
9 UFF.Instituto de Educação Física. Disponível em: < http://www.uff.br/gef/historico_gef.htm >. Acesso em: 13 maio 2013.
10 UFF. Instituto de Educação Física. Regimento interno do Instituto de Educação Física da UFF. Disponível em: <http://www.uff.br/gef/Reg.Interno%20IEF.pdf>;. Acesso em: 18 jun. 2014.

Realização Parcerias

 Prefeitura Universitária