Em sua trajetória, a Faculdade de Odontologia da UFF acompanhou de perto as transformações dessa área do conhecimento, tanto no Rio de Janeiro, como no Brasil. Nas últimas décadas, a prática da medicina cientifica1 sustentou a formação e a prática odontológica, que historicamente direcionava a formação de odontólogos para o mercado privado2. O exercício da profissão exigia grandes custos para o profissional formado, contudo, esse cenário ganhou novos ingredientes, sobretudo a partir da década de 1980, com as novas demandas por odontólogos, advindas do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de então, o ensino de Odontologia vem incorporando gradativamente novos saberes à formação de seu profissional, como Política de Saúde, Modelo de Atenção, Equidade, Controle Social, Interdisciplinaridade, Vigilância em Saúde e Promoção de Saúde3.

Dentro deste contexto, vislumbra-se a necessidade de um novo “desenho” de perfil profissional, na tentativa de acompanhar este processo de mudança que hoje ocorre no setor saúde, trazendo definitivamente a Odontologia para as grandes discussões no campo da Saúde Coletiva4.

 

 

 

 

A Faculdade de Odontologia, que festejou seu centenário em 2012, acompanha de perto as novidades e discussões ocorridas em seu campo do saber, situação que repercute nos campos de ensino, de pesquisa e de extensão. A unidade está estruturada por meio de dois departamentos: Odontoclínica (MOC) e Odontotécnica (MOT), oferecendo a graduação em Odontologia, com duração mínima de nove e máxima de 18 semestres, respectivamente, e titulação como cirurgião-dentista5.

O curso forma profissionais capacitados para o atendimento das necessidades odontológicas, visando à prevenção e manutenção da saúde bucal do paciente. O curso oferece estágio supervisionado obrigatório, tendo ainda o aluno a oportunidade de estágio extracurricular. As disciplinas básicas do curso são desenvolvidas nas sete disciplinas clínicas especializadas e integradas da própria Faculdade6.



 

 

 


As atividades de pós-graduação ganharam um grande fôlego nos últimos anos, e hoje, disponibilizam sete cursos de especialização autofinanciáveis, a saber: Dentística, Endodontia, Implantodontia, Odontogeriatria, Odontopediatria, Ortodontia e Prótese Dentária, cada qual com uma ementa própria e relacionada às respectivas especialidades7. A pós-graduação Stricto Sensu oferece desde 2003 o mestrado em Odontologia com área de concentração em Clínica Odontológica. A partir de 2008, passou a adotar o ingresso anual de estudantes e o estágio probatório, que consiste em uma atividade prévia à entrada do aluno, que inclui a apresentação de um anteprojeto com a proposta para o desenvolvimento de seu projeto e de um artigo científico, em parceria com um docente do programa. Em 2009, foi criada a área de concentração em Dentística, e no ano seguinte, a de Ortodontia8. Diante do sucesso do mestrado, foi aprovado o doutorado pela resolução 2 de 2010 do Conselho de Ensino Pesquisa (CEP) da UFF, que abriu sua primeira turma em 2011, com as seguintes linhas de pesquisa: Reabilitação Oral, Interação da Luz com a Matéria, Mecanismos e Fenômenos Adesivos, Propriedades dos Biomateriais Restauradores, Aspectos Morfo-Histológicos e Patológicos dos Tecidos Bucais; e Estudo das Propriedades Biológicas, Físico-Químicas, Microbiológicas e Citotóxicas dos Biomateriais Utilizáveis na Odontologia9, que demonstram um grande potencial para crescimento em curto prazo.

A pesquisa e a extensão também se destacam na Faculdade de Odontologia. Na pesquisa, dentre as linhas de pesquisas desenvolvidas, destacamos Propriedades dos Biomateriais Restauradores, que desenvolve pesquisas de propriedades físicas, químicas e biológicas de materiais odontológicos diversos, visando obter subsídios para o desenvolvimento tanto de novos materiais quanto de novas técnicas restauradoras10; Laser em Dentística, que visa estabelecer parâmetros seguros para a utilização do laser no organismo humano e pesquisa novas alternativas para o uso dele na odontologia restauradora e, por fim, as pesquisas realizadas pela linha Mecanismos de Adesão, que tem por objetivo estabelecer protocolos seguros de aplicação clínica dos materiais adesivos, além do desenvolvimento de materiais mais eficientes11.

As atividades extensionistas são desenvolvidas na unidade por meio de serviços assistenciais à comunidade. Atualmente, são desenvolvidos projetos em diversas áreas da odontologia12, como Teórico-Prático em Cirurgia Bucal, Odontologia para o Aperfeiçoamento da Formação do Clínico Geral, Atualização em Materiais Dentários13 e também na área da educação como o projeto Pré-Vestibular do Morro do Estado que atua na UFF, priorizando moradores dessa comunidade.

Em 2008, a Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (Fonf)14 foi federalizada e passou a ser gerida pela UFF. Desde 2009, a UFF é a responsável pelo oferecimento do curso de graduação em Odontologia em Nova Friburgo, além do mestrado na mesma área e dos novos cursos de Zootecnia e Veterinária, fatos que denotam a expansão da universidade para o interior do Estado do Rio de Janeiro15.

 



Notas

1 Também conhecido como PARADIGMA FLEXNERIANO e que tinha por finalidade formar o profissional odontólogo para atuar diretamente no mercado. (Cf. UFF. Faculdade de Odontologia. [2012?]. Disponível em: <http://osp1uff.webnode.com/historico.html>. Acesso em: 26 set. 2013).
2 UFF. Faculdade de Odontologia, [2012?].
3 UFF. Faculdade de Odontologia, [2012?].
4 UFF. Faculdade de Odontologia, [2012?].
5 PAULA, Maria de Fátima. A Universidade Federal Fluminense no cenário do Estado do Rio de Janeiro. Florianópolis: Insular, 2008, p. 74.
6 UFF. Faculdade de Odontologia. [2012?]. Disponível em: <http://fouff.webnode.com/gradua%C3%A7%C3%A3o%20/informa%C3%A7%C3%B5es-gerais.html>. Acesso em: 26 set. 2013.
7 PAULA, 2008, p. 74.
8 UFF. Faculdade de Odontologia. [2012?]. Disponível em: <http://fouff.webnode.com/pos-gradua%C3%A7%C3%A3o%20/mestrado.html>. Acesso em: 26 set. 2013.
9 UFF. Faculdade de Odontologia. [2012?]. Disponível em: <http://fouff.webnode.com/pos-gradua%C3%A7%C3%A3o%20/doutorado.html>. Acesso em: 26 set. 2013.
10 PAULA, 2008, p. 75.
11 PAULA, 2008, p. 75.
12 Os projetos atuam na comunidade carente da cidade de Niterói e redondezas. Propicia aos estudantes do curso estágio e aprendizados na prática. Os serviços oferecidos incluem o atendimento em endodontia e instalação de próteses dentárias com baixo custo. (Cf. PAULA, 2008, p. 75).
13 A relação completa dos projetos de extensão da faculdade pode ser consultada através do site do BRASIL. Ministério da Educação. 2013. Sistema de Informação e Gestão de Projetos. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/?goTo=search&;plataforma=5.html>. Acesso em: 27 ago. 2013.
14 A Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo foi fundada em 1970 pelo Dr. Amâncio Mário de Azevedo como instituição particular. A partir de 1974, a Autarquia Municipal de Ensino Superior (Ames) tornou-se mantenedora da faculdade e no segundo semestre de 2008, após negociações com a Prefeitura de Nova Friburgo, a faculdade foi federalizada passou a ser gerida pela UFF. (Cf. UFF terá novos cursos em 2009:UFF anuncia investimento de R$ 3,2 milhões e criação de três novos cursos universitários. A Voz da Serra Online, Nova Friburgo, 14 abr. 2008. Disponível em: <http://www.avozdaserra.com.br/noticias.php?noticia=229.html>. Acesso em: 2 dez. 2013.
15 A Voz da Serra Online, 2008.

Realização Parcerias

 Prefeitura Universitária