O Instituto de Matemática (IME) recebe essa denominação desde sua criação, que ocorre no âmbito da Reforma Universitária de 1968, Lei 5.540/68, e, a partir do decreto federal, 62.414. Com a formação do instituto, as disciplinas dos cursos de licenciatura e bacharelado em Matemática passaram a ser oferecidas por três departamentos constitutivos do novo órgão: Departamento de Análise e Lógica, Departamento de Geometria e Departamento de Matemática Aplicada1.

No sentido de atender à legislação advinda da Reforma Universitária, fez-se necessário um novo parâmetro para o ensino da Matemática, e sendo assim, a partir de 1971, a licenciatura em Matemática passou a oferecer 2.700h/aula, e disciplinas como Lógica Matemática, Análise Matemática e Fundamentos de Matemática como parte do currículo2. Em 1974, foram criadas quatro linhas de pesquisas: Lógica Matemática, Análise, Geometria e Matemática Aplicada, a serem desenvolvidas no bacharelado e na licenciatura. A partir dessa mudança, os cursos passaram a ser organizados por um ciclo básico e outro profissional, ambos com a duração de quatro semestres letivos. Cabe destacar que, desde o início dos anos 1970, os licenciandos de Matemática que já haviam concluído o ciclo básico viriam a participar ativamente de projetos de formação de professores leigos do ensino fundamental, no sentido de atuarem com as populações de Óbidos e Oriximiná, no Pará3. Os cursos de mestrado em Matemática foram implantados entre 1971 e 1973.

Durante a década de 1980, as discussões estiveram voltadas para a interiorização de um curso de licenciatura plena em Matemática, que preparasse profissionais para atuarem com o ensino da matemática no ginásio, no ensino médio e nas séries iniciais do ensino fundamental, inclusive na alfabetização4. A cidade escolhida foi Santo Antônio de Pádua, uma vez que atendia às condições necessárias quanto à estrutura física e ao acolhimento do corpo docente. Assim, em 1985, deu-se início às iniciativas para as atividades do curso de licenciatura em Matemática-Interiorização da UFF, o qual começou a funcionar em 19895.

Observa-se que o perfil dos cursos pouco mudou entre 1985 e 1988, quando foram implementadas mudanças quanto às disciplinas optativas oferecidas no ciclo profissional e iniciada a implantação de uma mudança curricular nos cursos de graduação em Matemática de Niterói. No ano seguinte, parte da carga horária das disciplinas de Análise, Lógica e Fundamentos da Matemática foram substituídas por Cálculo Diferencial e Integral (I, II e III) e Geometria Euclidiana. Apesar da reformulação, o currículo manteve sua estrutura de um ciclo de disciplinas básicas, comuns ao bacharelado e à licenciatura, e um profissional. Em agosto de 1997, foi realizada uma nova reforma curricular, que introduz de forma pioneira, algumas disciplinas que possibilitam aos estudantes revisitarem conteúdos do ensino médio com o objetivo de proporcionar embasamento ao Cálculo e Geometria Analítica6.

Nos dias de hoje, o IME adota políticas que visam ao crescimento da qualidade das atividades de seus departamentos e coordenações, que atuam de maneira integrada. Atende a aproximadamente quatro mil estudantes por semestre, em âmbito da graduação, pós-graduação stricto sensu, especialização em Matemática e outros 20 cursos da UFF. A sua estrutura administrativa é composta por um diretor e um vice, eleitos pela comunidade do IME para um mandato de quatro anos. O Colegiado é o órgão máximo de deliberação do instituto e é composto por dez membros, eleitos pelos docentes para um mandato de dois anos e pela representação estudantil, composta por dois membros. Atualmente, tem quatro departamentos de ensino: Análise (GAN), Geometria (GGM), Estatística (GET) e Matemática Aplicada (GMA)7.

Na graduação, o Instituto de Matemática e Estatística oferece os seguintes cursos presenciais: licenciatura e bacharelado em Matemática e o curso de Estatística, inaugurado em 2006, embora o Departamento de Estatística tenha sido criado em 1985, através da resolução do Conselho de Ensino e Pesquisa 021/85. O IME também oferece o curso de licenciatura em Matemática à Distância, vinculado ao Cederj. Os cursos presenciais têm duração média mínima de oito e máxima de 12 semestres, com o objetivo de graduar licenciados para atuarem no ensino de matemática nos ensinos fundamental e médio e formar profissionais para realizarem estudos e aprofundamentos nas áreas de educação matemática, matemática pura, matemática aplicada ou em áreas afins à matemática, preocupação principal do bacharelado. O curso de Estatística oferece o bacharelado com as seguintes opções: Estatística Aplicada às Ciências Sociais, ou Estatística Aplicada às Ciências da Vida. O curso tem duração entre sete e 12 semestres e visa habilitar profissionais para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa estatística. A licenciatura em Matemática à Distância tem duração máxima de 16 semestres e busca oferecer aos egressos formação sólida na área da matemática e formação pedagógica voltada ao trabalho específico do professor, possibilitando a construção de conteúdos de áreas afins8.

O curso de mestrado stricto sensu em Matemática foi criado na década de 1970, durante a gestão do professor Jorge Emmanuel Barbosa como reitor, período onde foram implantados outros mestrados na universidade, como os de História e Letras. A pós-graduação stricto sensu do IME-UFF foi reformulada em 1991. O atual Programa de Mestrado em Matemática foi implementado através das resoluções do Conselho de Ensino e Pesquisa nº 26/91 e nº 27/91, de 8/5/91, sendo credenciado pelo CFE em 1992. Por sua vez, o curso de doutorado em Matemática foi criado em 2008, e desde então, o Programa de Pós-Graduação vem concentrando sua atuação em três áreas – geometria algébrica, geometria diferencial topologia/sistemas dinâmicos9.

Já o mestrado profissional stricto sensu (Profmat) também é desenvolvido no instituto e tem por metas “proporcionar ao aluno formação matemática aprofundada, relevante ao exercício da docência em matemática no ensino básico, visando proporcionar ao professor da escola básica competência matemática certificada, relevante ao exercício da docência10.” O IME desenvolve ainda cursos de especialização em Matemática em duas modalidades: presencial e à distância. O curso presencial de especialização em Ensino de Matemática destina-se licenciados ou com formação pedagógica em Matemática ou áreas afins: Física, Química, Estatística, Informática, Geologia, Astronomia e que estejam preferencialmente atuando no ensino da matemática na educação básica. Busca-se capacitar professores comprometidos com a prática educativa inovadora e dinâmica, possibilitando a criação de metodologias de ensino que adaptem conteúdos da matemática à realidade dos estudantes11. Já as atividades de especialização à distância em Matemática são oferecidas pelo Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino (Lante) e tem, no âmbito da pós-graduação os seguintes cursos: Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática e Gestão de Educação à Distância. Os cursos são gratuitos e oferecidos em polos regionais nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Pará12.

As atividades de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento da matemática e da estatística cresceram e diversificaram-se nas últimas décadas, e no IME o processo não foi diferente. Se em seus primórdios os destaques às pesquisas estavam mais voltados para o ensino da matemática, nos dias de hoje esse quadro se diversificou, e ao lado das pesquisas sobre ensino, o IME conta atualmente com um grande número de áreas de pesquisas. O Departamento de Análise desenvolve 43 projetos, o de Estatística atua com 28, a Geometria com 29, e o Departamento de Matemática Aplicada com 55 projetos. Essas áreas de pesquisa também participam de eventos externos e das atividades da Semana de Matemática da UFF13.

As atividades extensionistas do instituto vêm se destacando no âmbito da UFF como dito anteriormente, desde os anos 1970. A partir de 1989, a pesquisa sobre o ensino de geometria e os projetos de extensão relacionados à área ganharam impulso, passando a integrar o Programa Rede Regional Fluminense-Espaço UFF de Ciências, em 1991. A partir de então, foram criados três núcleos de ensino de geometria: um no IME14, outro no Espaço UFF Ciências e o de Santo Antônio de Pádua. Outros projetos de extensão também se destacaram nessa década, como as atividades de extensão em geometria oferecidas pelo professor Geraldo Tavares Arnaut e o projeto de extensão Oficina do Saber que objetivam, dentre outros, a orientação e encaminhamento de estudantes oriundos de classes populares e do ensino público para a universidade, por meio de atividades como o Pré-Universitário Oficina do Saber15. Hoje, o instituto conta com mais de 20 ações extensionistas que desenvolvem atividades em temáticas, como métodos básicos para a iniciação à pesquisa cientifica, estatística descritiva clássica, formação de professores de matemática na UFF, biblioteca, jornais, semana de matemática, além de outros temas16.

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Notas


1 KALEFF, Ana Maria. A educação Matemática na Universidade Federal Fluminense: um relato do desenvolvimento histórico dos cursos de formação de professores de Matemática. Boletim do GEPEM, Juiz de Fora, n. 38, p. 9-34, 2001.
2 UFF. Instituto de Matemática. Histórico. 2014. Disponível em: <http://www.ime.uff.br/index.php/instituto/historia>;. Acesso em: 10 jul. 2014.
3 KALEFF, 2001, p. 9-34.
4 Esse processo tem origem no projeto Melhoria do Ensino de 10 Grau-Matemática, iniciado em 1980 e que teve por meta desenvolver e melhorar a qualidade do ensino fundamental através do treinamento de professores de Matemática em cursos de extensão. Em 1982 o projeto já atuava em 29 municípios fluminenses e produziu uma quantidade de material didático considerável. Cf. UFF. Instituto de Matemática. Histórico. 2014. Disponível em: <http://www.ime.uff.br/index.php/instituto/historia>;. Acesso em: 10 jul. 2014.
5 A proposta de interiorização e criação de um curso de Matemática em Santo Antônio de Pádua, iniciado em 1985 foi feita pelos professores José Francisco Borges de Campos e Rosa Baldi. Cf. UFF. Instituto de Matemática. Histórico. 2014. Disponível em: <http://www.ime.uff.br/index.php/instituto/historia>;. Acesso em: 10 jul. 2014.
6 UFF. Instituto de Matemática. Histórico. 2014. Disponível em: <http://www.ime.uff.br/index.php/instituto/historia>;. Acesso em: 11 jul. 2014.
7 UFF. Instituto de Matemática. Histórico. 2014. Disponível em: <http://www.ime.uff.br/index.php/instituto/historia>;. Acesso em: 11 jul. 2014.
8 UFF. Pró-Reitoria de Graduação. 2011. Disponível em: <http://www.prograd.uff.br/novo/cursos/graduacao>;. Acesso em: 12 jul. 2014.
9 O mestrado profissional stricto sensu do IME é uma componente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Cf. UFF. Regimento Interno do Programa de Mestrado Profissional Stricto Sensu em Matemática. Niterói, [20??]. 9 f. Disponível em: <http://www.mat.uff.br/RegimentoPROFMAT-UFF.pdf>;. Acesso em: 12 jul. 2014.
10 UFF. Instituto de Matemática. Histórico. 2014. Disponível em: <http://www.ime.uff.br/index.php/instituto/historia>;. Acesso em: 11 jul.2014.
11 Esse curso de especialização é antigo no instituto. Na década de 1980 já existia, e em seus meados foi revitalizado pelas professoras Ceres de Moraes e Ilka de Castro. De 1988 até os dias de hoje, se mantém como um dos destaques do instituto. Cf. UFF. Instituto de Matemática. Histórico. 2014. Disponível em: <http://www.ime.uff.br/index.php/instituto/historia>;. Acesso em: 11 jul. 2014; e UFF. Curso de especialização em ensino de matemática. Objetivos. Disponível em: <http://www.uff.br/especializacaomatematica/index.php?option=com_content&;view=article&id=2&Itemid=2>. Acesso em: 11 jul. 2014.
12 Informações a respeito dos cursos podem ser acessadas na página do programa. Cf. UFF. Laboratório de novas tecnologias de ensino. Pós-Graduação. 2014. Disponível em: <http://www.lante.uff.br/sitenovo/index.php/pos-graduacao>;. Acesso em: 12 jul. 2014.
13 O instituto conta também com oito laboratórios de pesquisa: Laboratório de Informática do Curso de Graduação em Matemática, Laboratório de Estatística (LES), Laboratório de Informática do Curso de Graduação em Estatística (Ligre), Laboratório de Geometria Virtual (LGV), Laboratório de Ensino de Geometria (LEG), Laboratório Sala Dá Licença, Laboratório Prodenge e Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino (Lante). A relação dos 155 projetos de pesquisa estão disponibilizados em seu site. Cf. UFF. Instituto de Matemática. Pesquisa. Áreas. 2014. Disponível em: <http://www.ime.uff.br/index.php/pesquisa/areas>;. Acesso em: 12 jul. 2014.
14 Esse núcleo deu origem em 1994 ao Laboratório de Ensino de Geometria (LEG) em 1945 e visa a uma formação sólida para os alunos de graduação, desenvolvendo ações pedagógicas na área. Cf. UFF. Instituto de Matemática. Curso de especialização em Matemática. Disponível em: <http://www.uff.br/especializacaomatematica/index.php?option=com_content&;view=article&id=2&Itemid=2>. Acesso em: 11 jul. 2014.
15 UFF. Instituto de Matemática. Curso de especialização em Matemática. Disponível em: <http://www.uff.br/especializacaomatematica/index.php?option=com_content&;view=article&id=2&Itemid=2>. Acesso em: 11 jul. 2014.
16 A relação completa dos projetos de extensão desenvolvidos no instituto está disponibilizada no Sigproj. Cf. BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Informação e Gestão de Projetos. Sigproj – Sistema de Informação e Gestão de Projetos. 2014. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/resultado.consulta.php?titulo=&;bedital=0&protocolo=&processo=&tipo=0&palavras=&resp=&area=0&inst=123&apro=1078&exec=0&sit=0&ordenar=1&direcao=1&inicio=0-00&termino=0-00&regiao=Sudeste&estado=2&bplataforma=1>. Acesso em: 12 jul. 2014.

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