A Escola de Arquitetura e Urbanismo recebeu esta denominação na época de sua criação, em 1986, quando o departamento e o curso de Arquitetura e Urbanismo se desvincularam da Escola de Engenharia1. A proposta de criação do curso de Arquitetura foi encaminhada ao Centro Tecnológico da UFF em 1968, por um atuante grupo de profissionais vinculados ao Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O curso foi organizado em um departamento atrelado à Escola de Engenharia da Universidade2, sendo criado oficialmente em dia 06 de abril de 1970. A partir de 1975, passou a utilizar as dependências do Chalé e do Casarão localizados à Rua Passo da Pátria, 156, nos prédios anteriormente ocupados pela Escola de Engenharia que se transferiu para o novo espaço no próprio Campus3.

A atual Escola de Arquitetura e Urbanismo funcionou durante 13 anos como um dos departamentos da Escola de Engenharia, quando em 1983 seus professores solicitam criação de uma unidade própria à Reitoria4. Tal solicitação foi atendida três anos depois, com a desvinculação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (TAU), da Escola de Engenharia5, que em seguida, deu origem a dois novos departamentos, a saber: o de Arquitetura (TAR) e o de Urbanismo (TUR)6, que até hoje compõem a Escola.

Entre os destaques de sua trajetória se destaca a criação do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais (NEPHU), em 1982. Naquele ano, as experiências e os estudos realizados na Disciplina IV - Projeto dos Grupos de Baixa Renda deram origem à Equipe de Projetos Universitários que 4 anos mais tarde fundou o Núcleo que atende a uma grande parcela de pessoas dos municípios de Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Itaboraí7. Hoje, o NEPHU está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), onde desenvolve um conjunto de métodos, técnicas e instrumentos de desenvolvimento urbano, visando o atendimento à comunidade.

A Escola de arquitetura e Urbanismo está organizada da seguinte maneira: Direção, composta pelo Diretor e Vice-Diretor; Secretaria administrativa; um Colegiado composto pelo: Diretor, 11 professores titulares e 11 suplentes, 2 estudantes titulares e 2 suplentes e 1 funcionário administrativo; e pelos departamentos de ensino de Arquitetura (TAR), e o de Urbanismo (TAU). Oferece a Graduação em Arquitetura e Urbanismo, com duração mínima de 10 e máxima de 15 semestres, habilitando arquitetos urbanistas para elaboração de projetos arquitetônicos de novas construções e seus diferentes usos; desenvolvimento de análise critica sobre edificações e ambientes rurais e urbanos, baseados nos conhecimentos sobre materiais e técnicas construtivas, assim como na teoria e história da Arquitetura e Urbanismo. Outro objetivo é o preparo do profissional da área para a elaboração de projetos de paisagismo e projetos urbanísticos para seções urbanas, bairros e cidades, e planejamento urbano de metrópoles e regiões8.

O Programa de Pós-Graduação da EAU foi aprovado em 2002, pela resolução 71/2002 da UFF9, com o Mestrado stricto sensu em Arquitetura e Urbanismo, voltado para a consolidação de um papel estratégico de arquitetos e urbanistas que atuem no desenvolvimento urbano e regional, principalmente no Estado do Rio de Janeiro. Desta forma volta-se para a qualificação de profissionais, pesquisadores e professores que têm no espaço seu principal objeto de conhecimento e trabalho, arquitetos e demais profissionais das áreas relacionadas, estimulando a reflexão teórica e metodológica no campo do urbanismo e da arquitetura10. A Escola desenvolve trabalhos através de 4 grandes linhas de pesquisa: Produção e Gestão do Espaço do Urbano; Produção de Espaço e Cultura; Projeto, Produção e Gestão do Edifício; e Espaço Construído e o Meio Ambiente11.

Vale destacar a existência de laboratórios de pesquisa que desenvolvem trabalhos e estudos relevantes na área, a saber: Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano (GPDU); Avaliação Pós-ocupação de Parcelamentos Urbanos, que estuda a ocupação de restingas; Patrimônio Urbano, voltado para o estudo de urbanismo e planejamento urbano no Brasil; e o NITCON, que se subdivide em (Ontologia da Arquitetura e Construção) ONTOARQ e o (Gestão dos Projetos e padronização dos documentos informatizados) GEDOC. Dispõe ainda do Laboratório de Conservação de Energia e Conforto Ambiental (LABCECA) que realiza pesquisas na área de eficiência energética contando com o apoio da Eletrobras12.

A Escola também se destaca no campo da extensão, valendo citar sua expressiva produção particularmente nos anos 1990 e início dos anos 2000, envolvendo ações relacionadas a temáticas como: Centro Municipal de Cultura de Nilópolis, Criança Meta educação em Segurança e Meio Ambiente, Plano Diretor Participativo de Mesquita, Planejamento Estratégico de Pinheiral, Seminário Internacional de Reabilitação Urbana, Gestão Ambiental de Empresas e ainda diferentes Cursos de Férias, tendo como tema central a educação socioambiental13.

Atualmente, dispõe de um total de nove ações extensionistas registradas na PROEX, sendo 6 delas desenvolvidos pelo departamento de Arquitetura com temáticas relacionadas ao: Patrimônio Cultural, Paisagem e Sociedade; Saneamento, Bioconstrução e Segurança Alimentar nas Comunidades Tradicionais do Rio Trombetas e Mapuera; Museu Vivo; Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, e Gestão do Centro Histórico da Cidade de Santa Maria Madalena, no interior do Rio de Janeiro14. E 3 projetos pelo departamento de Urbanismo: Projeto de Regularização Fundiária Plena: Assentamento Popular Pica pau; Banco de Dados Megaeventos, Cidade de Exceção e Direitos Humanos e Projeto de Requalificação Paisagística dos Espaços Livres Adjacentes ao “Mequinho –UFF”15.

Leia mais na íntegra aqui

 


Notas

1 UFF. Escola de Arquitetura e Urbanismo. Disponível em: <http://www.uff.br/eau.html>;. Acesso em: 15 jul. 2014.

2 MELLO, Maria Cristina Fernandes de, VASCONCELLOS, Lélia Mendes de (Coord). História da Universidade em suas edificações. 1985-1987. Pesquisa (Pós-graduação)- Departamento de Arquitetura, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 1985-1987. Projeto Contribuições para a História da Universidade Fluminense - UFF-CNPq. p. 45.
3 MELLO, Maria Cristina Fernandes de, VASCONCELLOS, Lélia Mendes de, 1985-1987, p.56.
4 UFF. Escola de Arquitetura e Urbanismo. Disponível em: <http://www.uff.br/eau.html>. Acesso em: 2 abr. 2013.
5 UFF. Escola de Arquitetura e Urbanismo. Disponível em: <http://www.uff.br/eau.html>. Acesso em: 2 abr. 2013.
6 UFF. Escola de Arquitetura e Urbanismo. Disponível em: <http://www.uff.br/eau.html>. Acesso em: 2 abr. 2013.
7 UFF. Pró- Reitoria de Extensão. Disponível em: <http://www.proex.uff.br/novo/content/nephu-0#historico.html>. Acesso em: 3 jul. 2014.
8 UFF. Pró- Reitoria de Graduação. Disponível em: <http://www.prograd.uff.br/novo/cursos/graduacao/arquitetura-e-urbanismo.html>. Acesso em: 15 jul. 2014.
9 PAULA, Maria de Fátima de. Escola de Arquitetura e Urbanismo. In: PAULA, Maria de Fátima de (Org.). A Universidade Federal Fluminense no cenário do Estado do Rio de Janeiro. Florianópolis: Insular, 2008, p.202.
10 UFF. Escola de Arquitetura e Urbanismo. Disponível em: <http://www.uff.br/eau.html>. Acesso em: 02 abr.. 2013.
11 PAULA, Maria de Fátima de, 2008, p. 202-203.
12 PAULA, Maria de Fátima de, 2008, p. 208-209.
13 UFF. Pró- Reitoria de Extensão.Centro de Memórias da Extensão. Disponível em: <http://www.proex.uff.br/memorias/>;. Acesso em: 15 jul. 2014.
14 Maiores detalhes acerca dos projetos de extensão do departamento de Arquitetura podem ser consultados no site do SIGPROJ. Cf. BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Informação e Gestão de Projetos. SIGPROJ – Sistema de Informação e Gestão de Projetos. 2014. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/resultado.consulta.php?titulo=&bedital=0&protocolo=&processo=&tipo=0&palavras=&resp=&area=0&inst=123&apro=1063&exec=2776&sit=0&ordenar=1&direcao=1&inicio=0-00&termino=0-00&regiao=Sudeste&estado=2&bplataforma=1>. Acesso em: 15 jul. 2014.
15 Maiores detalhes acerca dos projetos de extensão do departamento de Urbanismo podem ser consultados no site do SIGPROJ. Cf. BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Informação e Gestão de Projetos. SIGPROJ – Sistema de Informação e Gestão de Projetos. 2014. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/resultado.consulta.php?titulo=&bedital=0&protocolo=&processo=&tipo=0&palavras=&resp=&area=0&inst=123&apro=1063&exec=2776&sit=0&ordenar=1&direcao=1&inicio=0-00&termino=0-00&regiao=Sudeste&estado=2&bplataforma=1>. Acesso em: 15 jul. 2014.

 

Realização Parcerias

 Prefeitura Universitária