No decorrer de mais de 40 anos, a Escola de Engenharia da UFF cresceu e avançou em sua área do conhecimento. Os resultados desses avanços são visíveis e se expressam na ampliação de sua atuação e no oferecimento de novos cursos. Conta atualmente com oito departamentos de Ensino: Engenharia Civil (TEC), Engenharia Agrícola e Ambiental (TER), Engenharia Química (TEQ), Engenharia Elétrica (TEE), Engenharia Mecânica (TEM) Engenharia de Produção (TEP), Engenharia de Telecomunicações (TET) e Desenho Técnico (TDT)1. Na graduação são oferecidos os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Petróleo, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e Desenho Industrial2.

A Escola de Engenharia também oferece cursos de pós-graduação Lato Sensu e MBA nas diferentes áreas da engenharia que a compõem3. Desenvolve quatro programas de pós-graduação Stricto Sensu em Niterói4; o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, iniciado em 1971 oferecendo o Mestrado em Engenharia Civil e que em 1999 inaugurou o curso de Doutorado, como desdobramento das atividades desenvolvidas5. O segundo Programa de Pós-Graduação foi criado em 1981 e oferece o mestrado na área de Engenharia de Produção6. O terceiro Programa da Escola de Engenharia foi criado em 1995, com o mestrado em Engenharia Mecânica e recentemente passou a oferecer também o doutorado na área7. O quarto e último programa é o de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações. Ele disponibiliza o curso de Mestrado Acadêmico em Telecomunicações desde 20048 e recebe reconhecimento do MEC9. Os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação desenvolvem seus estudos teóricos por meio de atividades executadas nos laboratórios de pesquisa relacionados à sua área do conhecimento na engenharia. Estes laboratórios proporcionam igualmente a oportunidade de elaborar experiências práticas associadas à pesquisa e à inovação10.

Algumas ações extensionistas contribuem para o desenvolvimento da extensão na universidade11, dos quais podemos destacar: Monitoramento e controle das águas, manutenção e mapeamento das áreas vegetadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro; Saneamento em pequenas comunidades: Uma avaliação através da bibliometria; Transferência de tecnologia acadêmica: processo de criação de empresas voltadas para o mercado social; Revista Memo; Projeto Ecorráuze – UFF/Ceagrim; Programa de atividades de extensão em produção civil e, por fim, o Pré-Vestibular Comunitário Popular da UFF, que reiniciou suas atividades desde 199912.

 


Notas

1 Os departamentos de Ensino da EE oferecem também disciplinas para os seguintes cursos da UFF: Arquitetura e Urbanismo, Química Industrial, Ciência da Computação, Farmácia, dentre outros. (Cf.PAULA, Maria de Fátima. A Universidade Federal Fluminense no cenário do Estado do Rio de Janeiro. Florianópolis: Insular, 2008, p. 212).
2 UFF. Escola de Engenharia da UFF. [201?].
3 Alguns laboratórios de Pesquisa, Ensino e Extensão destacam-se na promoção dos cursos Lato Sensu e MBA, dos quais se destacam o Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (Latec) e o Núcleo de Competitividade, Estratégia e Organização (Labceo), ambos estruturados na década de 1990. (Cf. PAULA, 2008, p. 212-230).
4 Em convênio com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1994 a Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda iniciou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, localizado na EEIMVR/UFF, em Volta Redonda.
5 PAULA, 2008, p. 215.
6 UFF. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. [201?].Disponível em: <http://www.engenharia.uff.br/pos-graduacao/doutorado/producao.html>;. Acesso em: 15 ago. 2013.
7 UFF. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. [201?].Disponível em: <http://www.engenharia.uff.br/pos-graduacao/doutorado/mecanica.html>;. Acesso em: 15 ago. 2013.
8 PAULA, 2008, p. 215.
9 UFF. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações. [201?].Disponível em: <http://www.mestradotelecom.uff.br.html>;. Acesso em: 15 ago. 2013.
10 Podemos chegar a essa conclusão a partir das análises dos objetivos e dos resumos das ementas dos cursos de graduação atuais da EE. Outros detalhes podem ser conferidos em UFF- Escola de Engenharia da UFF.
11 A lista de ações extensionistas atualizada dessa unidade pode ser acessada pelo site do BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Informação e Gestão de Projetos Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/?goTo=search&;plataforma=5.html>. Acesso em: 27 ago. 2013.
12 BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Informação e Gestão de Projetos. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/?goTo=search&;plataforma=5.html>. Acesso em: 27 ago. 2013.

 

Realização Parcerias

 Prefeitura Universitária