O Instituto de Computação (IC) da UFF foi criado em 29 de dezembro de 1998, através da portaria nº 1.488/98 do MEC, publicada no DOU, de 30/12/98, visando reunir um conjunto de professores oriundos do Departamento de Ciência da Computação e docentes da Escola de Engenharia que deram nova configuração ao Departamento de Ciência da Computação (TCC), em uma mesma unidade1. Este único Departamento de Ensino foi criado em 1974, através da resolução 46/74 do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF, e instalado no Instituto de Matemática em 1976, com o compromisso de prestar serviços aos cursos de Engenharia, Física e Matemática. Em 1985, o TCC passou a também oferecer o bacharelado em Informática, continuando, no entanto, a ser responsável pela oferta de disciplinas de Computação Básica e Métodos Numéricos para diversos cursos de nossa universidade2. Atualmente, o Instituto de Computação está estruturado por meio de um Colegiado composto por dez professores titulares e dez suplentes, por três representantes estudantis, um funcionário, e seus respectivos suplentes. Seus órgãos executivos são Direção, Secretaria e Departamento de Ensino3.

A trajetória de crescimento do instituto fica evidenciada pelos seus dois cursos presenciais de graduação, o diurno em Ciência da Computação, e outro, noturno, em Sistemas de Informações, assim como o curso semipresencial de Tecnologia em Sistemas de Computação, realizado em consórcio com o Cederj. O IC dispõe de um Programa de Pós-Graduação em Computação que oferece o mestrado e o doutorado, e do Setor de Suporte Técnico que presta serviços especializados em informática à comunidade acadêmica da UFF4.

O Departamento de Ciência da Computação cresceu com a implantação do curso de graduação em Informática em 1985, desdobrando-se em duas áreas do conhecimento: Sistemas de Programação e Programação Matemática. Após uma década de funcionamento, foi realizada uma revisão curricular; finalizada em 1998, que uniu as duas ênfases e criou o currículo de Bacharelado em Ciência da Computação5. O curso forma profissionais para o aprofundamento de seus estudos em pós-graduações e/ou para o gerenciamento de empresas, podendo ser realizado em um período mínimo de oito e máximo de 12 semestres.

O curso de graduação em Sistemas de Informação é oferecido no turno da noite e tem por objetivo a capacitação do profissional no sentido da solução criativa de problemas, a partir da utilização do instrumental da tecnologia da computação, especialmente aqueles relacionados ao planejamento de recursos humanos, financeiros e tecnológicos e na gestão de tecnologias em organizações, indústrias e empresas6. A graduação pode ser realizada em um período mínimo de oito e máximo de 12 semestres.

A graduação semipresencial em Sistemas de Computação é oferecida em conjunto com o Cederj/UAB, também contando com a colaboração de professores e funcionários da UFRJ e UNIRIO. Seu objetivo está voltado para a formação de profissionais capazes de atuar na instalação, configuração, manutenção, gerenciamento de redes locais, desenvolvimento e manutenção de sites, programas, sistemas operacionais, bancos de dados, instalação de computadores e desenvolvimento de interfaces. O acesso ao curso é realizado pelo vestibular do Cederj e sua duração é de seis semestres letivos7.

Durante os anos 1990, o desenvolvimento ocorrido nessa área do saber foi acompanhado de perto pelo corpo docente do instituto, por meio de atividades de ensino do Departamento de Ciência da Computação, fato que propiciou a criação do mestrado em Ciência da Computação, em 19958.

Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) oferece cursos de mestrado e doutorado, e desenvolve pesquisas acadêmicas com ênfase nas seguintes áreas do conhecimento: Algoritmos e Otimização, Computação Científica e Sistemas de Potência, Computação Visual, Engenharia de Software, Inteligência Artificial, assim como em redes e sistemas distribuídos e paralelos9. O caráter interdisciplinar do programa ao oferecer formação de recursos humanos qualificados para desenvolver atividades docentes, técnicas e pesquisa, tanto no mestrado quanto no doutorado, é fator de destaque10. O estudante do mestrado cursa um conjunto de disciplinas dentro das linhas de pesquisa, escolhidas em conjunto com seu orientador, já o aluno de doutorado cursará disciplinas de acordo com seu plano de trabalho aprovado pelo programa11.

As pesquisas são desenvolvidas nos laboratórios de graduação do curso de graduação em Ciência da Computação (LCC) e no de Ensino de Informática (LII), que atendem estudantes do instituto e de outros cursos da universidade. O laboratório de pós-graduação...

[...] Conta atualmente com mais de 160 estações de trabalho e servidores, a maioria multiprocessado ou "multicore". Possui servidores dedicados aos serviços de web, de correio eletrônico e de sistemas arquivos, além de firewalls, impressoras a laser, escaneadores interconectados por rede gigabit ethernet e uma rede sem fio12.

O IC conta igualmente com laboratórios associados reconhecidos pela comunidade para o desenvolvimento de suas pesquisas, seja em base física ou virtual, dentre os quais o Laboratório de Tempo Real e Sistemas Embarcados13, Projeto Sinergia Language-Drive Software Engineering Research Group14, Software Engineering Laboratory15, Medialab e Visualab16.

O instituto desenvolve atividades extensionistas desde a sua criação, envolvendo temáticas como o pré-vestibular, aplicações de banco de dados com Javas, Data Warehouse, Olap e Data Mining, Javas Struts, inclusão digital e consultorias técnico-científica de avaliação e certificação de perdas nos sistemas de distribuição de gás da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro (CEG)17. Atualmente, são desenvolvidos 12 projetos de extensão no âmbito do Instituto de Computação, que destacam temáticas como a inclusão digital destinada a idosos, estudantes e crianças; computação e meio ambiente; desenvolvimento de artefatos programáveis; (Des)Informática; e sobre o centenário de nascimento de Alan Turing (em 2012), vida e o trabalho desse cientista, e suas implicações na computação e nos computadores atuais18.

Leia mais na íntegra aqui

 


Notas

1 UFF. Instituto de Computação. [2014?]. Disponível em: <http://www.ic.uff.br/index.php/pt/instituto/apresentacao.html>;. Acesso em: 8 set. 2014.
2 UFF. Instituto de Computação. [2014?]. Disponível em: <http://www.ic.uff.br/index.php/pt/instituto/apresentacao.html>;. Acesso em: 8 set. 2014.
3 UFF. Instituto de Computação. [2014?]. Disponível em: <http://www.ic.uff.br/index.php/pt/instituto/apresentacao.html>;. Acesso em: 8 set. 2014.
4 UFF. Conselho Universitário. Resolução nº 29, de 28 de janeiro de 1998. Regimento do Instituto de Arte e Comunicação Social. Boletim de Serviço, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, n. 25, 12 fev. 1998. Seção IV, p. 25. Disponível em: <http://www2.ic.uff.br/~projetowebic/Regimento%20do%20IC.pdf>;. Acesso em: 8 set. 2014.
5 UFF. Instituto de Computação. Informações gerais. [2014?]. Disponível em: <http://www.ic.uff.br/index.php/pt/informacoes-gerais-ciencia-da-computacao.html>;. Acesso em: 8 set. 2014.
6 UFF. Pró-Reitoria de Graduação. Dados dos cursos de graduação – Sistemas de Informação. 2011. Disponível em: <http://www.prograd.uff.br/novo/cursos/graduacao/sistemas-de-informacao.html>;. Acesso em: 8 set. 2014.
7 UFF. Instituto de Computação. [2014?]. Disponível em: <http://www.ic.uff.br/index.php/pt/apresentacao.html>;. Acesso em: 8 set. 2014.
8 UFF. Instituto de Computação. Apresentação. [2014?]. Disponível em: <http://www.ic.uff.br/index.php/pt/departamento/apresentacao.html>;. Acesso em: 8 set. 2014.
9 UFF. Instituto de Computação. Pós-graduação. Áreas de concentração. [2014?]. Disponível em: <http://www.ic.uff.br/index.php/pt/pos-graduacao/areas-de-concentracao.html>;. Acesso em: 8 set. 2014.
10 UFF. Instituto de Computação. Programa de Pós-Graduação em Computação. Regimento, Niterói, [20-?], art. 2. Disponível em: <http://www.ic.uff.br/images/documentos/pos_graduacao/regras_e_procedimentos/regulamentos/RegPGNovo.pdf>;. Acesso em: 8 set. 2014.
11 UFF. Instituto de Computação. Programa de Pós-Graduação em Computação. Regimento, Niterói, [20-?], art. 28. Disponível em: <http://www.ic.uff.br/images/documentos/pos_graduacao/regras_e_procedimentos/regulamentos/RegPGNovo.pdf >. Acesso em: 8 set. 2014.
12 UFF. Instituto de Computação. Programa de Pós-Graduação em Computação. Regimento, Niterói, [200-?], art. 28. Disponível em: <http://www.ic.uff.br/index.php/pt/laboratorios/pos-graduacao.html>;. Acesso em: 8 set. 2014.
13 Esse laboratório desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: sistemas de tempo real, sistemas energeticamente eficientes, sistemas embarcados, redes de sensores, computação móvel e sistemas ubíquos.Cf. UFF. Instituto de Computação. Laboratórios associados ao Instituto de Computação. [2014?]. Disponível em: <http://www.ic.uff.br/index.php/pt/laboratorios/associados.html>;. Acesso em: 8 set. 2014.
14 Esse laboratório desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: métodos formais, linguagens de programação e engenharia de software. Cf. UFF. Instituto de Computação. Laboratórios associados ao Instituto de Computação. [2014?]. Disponível em: <http://www.ic.uff.br/index.php/pt/laboratorios/associados.html>;. Acesso em: 8 set. 2014.
15 Esse laboratório desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: arquitetura e gerência de configuração de software, interação homem-computador, linguagens de programação, sistemas multiagente e agentes de software, e os laboratórios. Cf. UFF. Instituto de Computação. Laboratórios associados ao Instituto de Computação. [2014?]. Disponível em: <http://www.ic.uff.br/index.php/pt/laboratorios/associados.html>;. Acesso em: 8 set. 2014.
16 Esse laboratório desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: de computação visual, visualização de dados, processamento de imagens e computação gráfica. Cf. UFF. Instituto de Computação. Laboratórios associados ao Instituto de Computação. [2014?]. Disponível em: <http://www.ic.uff.br/index.php/pt/laboratorios/associados.html>;. Acesso em: 8 set. 2014.
17 UFF. Centro de Memórias da Extensão (Cemex). 2011. Disponível em: <http://www.proex.uff.br/memorias.html>;. Acesso em: 8 set. 2014.
18 BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Informação e Gestão de Projetos. Sigproj – Sistema de Informação e Gestão de Projetos. 2014. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/resultado.consulta.php?titulo=&;bedital=0&protocolo=&processo=&tipo=0&palavras=&resp=&area=0&inst=123&apro=1066&exec=2789&sit=0&ordenar=1&direcao=1&inicio=0-00&termino=0-00®iao=Sudeste&estado=2&bplataforma=1?>. Acesso em: 12 set. 2014.

Realização Parcerias

 Prefeitura Universitária