A Faculdade de Farmácia da UFF experimentou grandes inovações nos primeiros anos da UFF, dentre elas, a aquisição do prédio do antigo Laboratório Glaxo, em Santa Rosa, que deu novas instalações e condições à faculdade de expandir os seus projetos. Em 1966, já era prevista a iniciativa de fabricação de medicamentos na unidade, no sentido de abastecer os hospitais fluminenses, sobretudo o Hospital Universitário Antônio Pedro1. Desta forma, em 1967 nascia o Laboratório Universitário Rodolfo Albino (Lura) que em 1969 já ampliava a produção de medicamentos visando ao abastecimento dos hospitais da região de Niterói e São Gonçalo e oferecendo medicamentos com 50% de desconto para a rede hospitalar pública2. Ao longo de sua existência, o Lura se destaca pelos investimentos em ensino e pesquisa, e durante anos colaborou para formação e instrução prática do estudante do curso de Farmácia, assim como estabeleceu convênios com centrais de medicamentos e afins, no intuito de prestar serviços à sociedade, nas áreas de controle de qualidade, pureza e dosagem de medicamentos3. Nas duas últimas décadas, o Lura vem se reestruturando e atualmente está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal Fluminense, desenvolvendo a missão de pesquisar, desenvolver, produzir e o controlar medicamentos, cosméticos, produtos para a saúde e domissanitários.

Atualmente está se reestruturando nos serviços de desenvolvimento galênico e análises de controle de qualidade de medicamentos, cosméticos e produtos para a saúde, para atendimento a farmácias magistrais e a órgãos governamentais. Também tem convênios com outras instituições públicas e privadas para produção de medicamentos e fitoterápicos. Recentemente firmou um protocolo de intenções para transferência de tecnologia de medicamentos obtidos por biotecnologia, junto com o Instituto Vital Brazil, UFF e laboratório na Ucrânia. Dentre as vertentes de pesquisa, atua no desenvolvimento de tecnologia farmacêutica para medicamentos, fitoterápicos, cosméticos e produtos para a saúde, atendendo a empresas e órgãos públicos que necessitem desse serviço4.

 

 

 

 

 

 


A investigação científica e a pesquisa ganharam ênfase na Faculdade de Farmácia nos anos 1990, sobretudo na área de química e tecnologia de alimentos.

Em 1996 iniciou-se a ampliação dos trabalhos de pesquisa, especialmente com a criação do Laboratório de Química Medicinal (LQMed) e do Laboratório de Tecnologia de Produtos Naturais (LTPN). O primeiro dedicado ao planejamento e síntese de fármacos, o segundo aos estudos de plantas medicinais e fitofármacos. Ainda em 1996, a Faculdade de Farmácia iniciou as atividades de Pós-graduação, com a criação do Curso de Especialização em Ciências dos Medicamentos e dos Alimentos. O curso conta com professores qualificados da própria UFF, todos com titulação mínima de mestrado, sendo 2/3 possuidores de título de doutor5.

A hoje centenária Faculdade de Farmácia da UFF oferece a graduação em Farmácia, com titulação de farmacêutico6, com a possibilidade de escolha entre três habilitações: Farmácia Industrial; Farmácia Bioquímica, com ênfase em Alimentos; e Farmácia Bioquímica, com ênfase em Análises Clínicas. Está organizada a partir de três departamentos de ensino: Departamento de Bromatologia (MBO); Departamento de Administração Farmacêutica (MAF) e Departamento de Tecnologia Farmacêutica (MTC)7.

Reúne os seguintes cursos de pós-graduação Stricto Sensu: mestrado e doutorado em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde (PPG-Caps), criado em 2008, que visa“proporcionar aos seus alunos uma formação multi e interdisciplinar, que permita a atuação na pesquisa voltada à obtenção de novos produtos e ao monitoramento dos produtos farmacêuticos, alimentícios e correlatos”8; e o Mestrado Profissional em Administração e Gestão (PPG-GAFar) voltado para a busca de soluções para a gestão da assistência farmacêutica e para o uso racional de medicamentos. Este último programa se propõe a “contribuir diretamente com a formação de recursos humanos que atendam às necessidades apontadas pelas Políticas Nacionais de Medicamentos e Assistência Farmacêutica”9.

A Residência em Farmácia Hospitalar, destinada aos graduados em Farmácia, visa colaborar com a assistência farmacêutica prestada pelos serviços de Farmácia dos centros hospitalares de alta complexidade, além de promover com segurança, eficácia e qualidade o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais10. A especialização em Ciências dos Medicamentos e Alimentos busca “proporcionar ao profissional o acesso a um conjunto de atividades que articulem os conhecimentos técnicos e científicos na área de medicamentos ou alimentos, introduzindo o farmacêutico e os profissionais de áreas afins na pesquisa e no desenvolvimento de produtos”11.

A Faculdade de Farmácia realiza atualmente dez projetos de extensão12 que visam prestar serviços à comunidade, oferecendo contribuições das pesquisas realizadas na unidade para além da vida acadêmica. Destacamos alguns, como Assistência Farmacêutica para a População de Niterói; Orientações para o Manejo de Medicamentos em Desastres; Rito PI97 – Análise e Validação de Formulações de Ritonavir; Comunicação para o Uso Racional de Medicamentos e Produção de Bromateriais para o Tratamento de Feridas Crônicas.

Por fim, vale destacar as atividades da Farmácia Universitária, criada em 1996. É um importante núcleo da Faculdade de Farmácia e que exerce o papel de farmácia-escola, sendo utilizado inclusive como laboratório para os estudantes do curso.

A Farmácia Universitária da UFF tem como objetivo primordial disponibilizar à população medicamentos industrializados ou manipulados na Farmácia Universitária, por meio de venda a preços reduzidos, integrando a capacitação dos alunos da Faculdade de Farmácia em todas as etapas dos processos envolvidos, tais como o atendimento dos receituários médicos com a respectiva orientação farmacêutica, a manipulação de medicamentos homeopáticos, fitoterápicos e magistrais, o controle de qualidade das matérias-primas e produtos acabados manipulados, e quaisquer outras atividades desenvolvidas na Farmácia Universitária (FAU) de maneira a propiciar ao aluno a vivência nas práticas de Assistência Farmacêutica13.

 


Notas

1 Também nesse período estava prevista a produção de medicamentos e produtos desinfetantes e inseticidas para serem consumidos na Granja-Escola da Faculdade de Veterinária em São Pedro da Aldeia. Cf. UFF comprou Glaxo para instalar Faculdade de Farmácia e Bioquímica. O Fluminense, 22 de out. 1966.
2 NEGÓCIOS. A Tribuna, 17 abr. 1969.
3 LABORATÓRIO vai controlar remédios. O Fluminense, 11 jun. 1980.
4 UFF. Faculdade de Farmácia. [201-?]. Disponível em: <http://www.farmacia.uff.br/pos- graduacao/medicamentos-alimentos.html>. Acesso em: 4 set. 2013.
5 PAULA, Maria de Fátima. A Universidade Federal Fluminense no cenário do Estado do Rio de Janeiro. Florianópolis: Insular, 2008, p. 48. 6Os demais setores da Faculdade de Farmácia da UFF são a Coordenação de Graduação, os seus programas de pós-graduação, a Farmácia Universitária e o D.A. Abel de Oliveira. A unidade conta também com projetos de pesquisas e de extensão. Cf. UFF. Faculdade de Farmácia. [201-?]. Disponível em: <http://www.farmacia.uff.br/setores/departamento-de-farmacia-e-administracao-farmaceutica.html>. Acesso em: 4 set. 2013.
7 UFF. Faculdade de Farmácia. [201-?]. Disponível em: <http://www.farmacia.uff.br/ppgcaps/objetivos.html>. Acesso em: 4 set. 2013.
8 UFF. Faculdade de Farmácia. [201-?]. Disponível em: <http://www.farmacia.uff.br/mestrado-ppggafar/node/5.html>. Acesso em: 4 set. 2013.
9 UFF. Faculdade de Farmácia. [201-?]. Disponível em: <http://www.uff.br/resifarm.html>. Acesso em: 4 set. 2013
10 UFF. Faculdade de Farmácia, [201-?].
11 A relação completa dos projetos pode ser acessada no seguinte endereço: BRASIL. Ministério da Educação. 2013. Sistema de Informação e Gestão de Projetos. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/?goTo=search&;plataforma=5.html>. Acesso em: 4 set. 2013.
12 A Farmácia Universitária oferece três disciplinas aos estudantes do curso na área de homeopatia, integradas ao projeto de extensão e também se destaca pelos projetos de pesquisa na área homeopática, farmácia galênica, assistência farmacêutica, dentre outros, com destaques em congressos científicos nas áreas de farmácia e engenharia de produção. Cf. UFF. FAU - Farmácia Universitária da UFF. [201-?]. Disponível em: <http://www.uff.br/farmaciauniversitaria.html>. Acesso em: 12 set. 2013.
13 UFF. FAU - Farmácia Universitária da UFF. [201-?]. Disponível em: <http://www.uff.br/farmaciauniversitaria.html>. Acesso em: 12 set. 2013.

Realização Parcerias

 Prefeitura Universitária