No âmbito da graduação, a Faculdade de Veterinária da UFF oferece o curso de Medicina Veterinária, com duração entre oito e 16 semestres letivos, e conta em sua estrutura com quatro departamentos de Ensino: Zootecnia e Desenvolvimento Agrossocioambiental Sustentável (MZO)1, Saúde Coletiva Veterinária e Saúde Pública (MSV), Tecnologia dos Alimentos (MTA) e Patologia e Clínica Veterinária (MCV)2. É interessante destacar que os estudantes de graduação são gradativamente incorporados aos projetos desenvolvidos no âmbito da pós-graduação, da pesquisa e da extensão.

A primeira iniciativa para a abertura de um curso de pós-graduação na unidade ocorreu na década de 1970, mais precisamente em 19733, quando foi aberto o mestrado em Cirurgia Veterinária voltado para o desenvolvimento de pesquisas por meio de estudos regulares, teóricos e práticos, avaliados pela dissertação ao final do curso4. Em 1994, seus objetivos foram ampliados com a inclusão da qualificação de estudantes para o desempenho no magistério superior, momento em que passou a ser denominado de mestrado em Cirurgia e Clínica Veterinária. Já em 2005, por recomendação da Capes e devido às transformações no mercado de trabalho da área, o curso incorporou a linha de pesquisa em Reprodução Animal e Biotecnologia, originária do extinto curso de Ciências Veterinárias, criando, assim, o curso de Doutorado.

A pós-graduação em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal funciona desde 19745, com mestrado credenciado pelo Conselho Federal de Educação em dezembro de 1985, recomendado pela Capes em outubro de 2000, e doutorado aberto em 2001. O programa destina-se à formação de mestres e doutores nas linhas de pesquisa: Controle e Qualidade de Produtos de Origem Animal, Higiene Animal e seus Derivados, Modificações Post-mortem em Animais de Abate, e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal.
A área de higiene veterinária e processamento tecnológico de produtos de origem animal também se destaca no campo da pesquisa, por meio das cinco linhas de pesquisas, a saber: Controle e Qualidade de Produtos de Origem Animal; Higiene Animal e seus Derivados; Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal; Clínica Diagnóstica, Preventiva e Terapêutica em Medicina Veterinária; e Fisiopatologia e Biotécnicas de Produção; onde docentes e discentes desenvolvem pesquisas e projetos de grande relevância para o Estado do Rio de Janeiro, prestando apoio às comunidades6. Cabe destacar que para a realização dessas atividades, a faculdade dispõe de laboratórios e do Hospital-Escola Firmino Marsico Filho7.

Cabe também citar o empenho no desenvolvimento de atividades da iniciação à docência, destinadas aos estudantes que já tenham cursado as disciplinas de Administração Rural, Economia Rural, Cinofilia e Estudos de Aves e Suínos, e as atividades extensionistas relacionadas à prestação de auxílio técnico aos donos de propriedades que desde muito é realizada pela Faculdade de Veterinária.
A instituição inaugurou a Fazenda-Escola de Cachoeiras de Macacu, situada no Km 33 da Rodovia Rio - Nova Friburgo há 25 anos, como campo para o ensino, pesquisa e extensão. A fazenda disponibiliza dois alojamentos para os estudantes, refeitório, sede administrativa, laboratórios multidisciplinares para aulas teóricas e práticas, sendo esta última realizada em um curral de manejo de bovinos, ovinos, bubalinos e equinos.

Sua missão é proporcionar oportunidades de ensino aos alunos de Graduação do Curso de Medicina Veterinária da UFF, oferecendo vivência prática das situações profissionais a serem enfrentadas no futuro. Para tanto, conta com alojamentos, refeitório, laboratórios para aula prática, auditório, galpão para manejar os animais de grande porte e ministrar aulas das diferentes disciplinas e também de outros setores como cunicultura, suinocultura, ovinocultura. Recentemente, iniciaram-se as atividades do Setor de Bovinocultura Leiteira8.



 

 

 

 

A Semana de Zootecnia é realizada no local, duas vezes ao ano, pelo Departamento de Zootecnia, onde ocorrem aulas práticas e vivências das técnicas discutidas em sala de aula, assim como algumas visitas às propriedades vizinhas9. No Núcleo Experimental de Iguaba Grande, outro polo de extensão citado anteriormente, são priorizadas as atividades e projetos ambientais que visam à preservação de espécies de animais aquáticos e terrestres, assim como a vegetação nativa. Cabe, por fim, salientar que a faculdade tem mais de 50 projetos de extensão cuja lista completa pode ser conferida no Sigproj10.

 


Notas

1 O MZO participa das atividades de ensino e pesquisa nos cursos de pós-graduação oferecidos pela Faculdade de Veterinária e projetos de pesquisas na Fazenda-Escola de Cachoeiras de Macacu (FECM), respectivamente. Cf. UFF. Faculdade de Veterinária. [200-?]. Disponível em: <http://www.uff.br/mzo/index.php?option=com_content&;view=article&id=1&Itemid=26.html>. Acesso em: 8 out. 2013.
2 PAULA, Maria de Fátima. A Universidade Federal Fluminense no cenário do Estado do Rio de Janeiro. Florianópolis: Insular, 2008, p. 77.
3 UFF. Faculdade de Veterinária. [201-?]. Disponível em: <http://www.uff.br/clinicaveterinaria/historico.htm>. Acesso em: 8 out. 2013.
4 UFF. Faculdade de Veterinária, [200-?].
5 UFF. Faculdade de Veterinária. [201?]. Disponível em: <http://www.uff.br/higiene_veterinaria.html>. Acesso em: 8 out. 2013.
6 Podemos citar diversas atividades de iniciação à pesquisa desenvolvidas nos seguintes assuntos: potencial do uso de ambientes hipersalinos para o cultivo de peixes: a Lagoa de Araruama - RJ como sistema-modelo, aictiofauna da Lagoa de Araruama ao longo de gradientes de salinidade, adequação ambiental da Fazenda-Escola de Cachoeiras de Macacu, Grupo de Estudos Zootécnicos, avaliação de alimentos utilizados na alimentação animal e Análise e Interpretação de dados aplicados a produção Animal. Cf. UFF. Faculdade de Veterinária. [201-?]. Disponível em: <http://www.uff.br/mzo/index.php?option=com_content&;view=article&id=72&Itemid=22.html>. Acesso em; 8 out. 2013.
7 PAULA, 2008, p. 80-83.
8 UFF. Faculdade de Veterinária. [201-?]. Disponível em: <http://www.uff.br/mzo/index.php?option=com_content&;view=article&id=55:fecm&catid=6&Itemid=16.html>. Acesso em: 8 out. 2013.
9 UFF. Faculdade de Veterinária, [201-?].
10 BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Informação e Gestão de Projetos. 2013. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/resultado.consulta.php?titulo=&;bedital=0&protocolo=&processo=&tipo=0&palavras=&resp=&area=0&inst=123&apro=1073&exec=0&sit=0&ordenar=1&direcao=1&inicio=0-00&termino=0-00&regiao=Sudeste&estado=2&bplataforma=1.html>. Acesso em: 8 out. 2013.

Realização Parcerias

 Prefeitura Universitária