1 A inserção da Universidade Federal Fluminense no município de Volta Redonda

A Universidade Federal Fluminense está inserida na cidade de Volta Redonda desde 1961, quando a Escola Fluminense de Engenharia inaugurou o curso de metalurgia na cidade1. Em 1968, foi oficialmente criada a Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda como parte integrante da UFF, aprovada pelo parecer 90/68, de 08/2/68 do Conselho Federal de Educação2. Ao longo de 40 anos, a Escola de Engenharia destacou a UFF com suas atividades e cursos de Engenharia em Volta Redonda, e a partir de 2001, novos cursos de graduação foram abertos no âmbito da escola, como Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, impulsionando, desta forma, as iniciativas para a expansão das atividades da UFF em Volta Redonda.

Já em 2005, foi estabelecido um convênio entre o Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que contou com a participação dos governos local e estadual, visando ampliar a oferta de cursos na Região Sul Fluminense, não só nas áreas de engenharia, mas também das ciências básicas e ciências sociais3. O primeiro passo nesse sentido foi o estabelecimento do Polo Universitário da UFF em Volta Redonda (PUVR), onde estão situadas a Escola de Engenharia, a Escola de Ciências Humanas e o Instituto de Ciências Exatas4.

O Instituto de Ciências Exatas (Icex) é o mais recente das três unidades da UFF em Volta Redonda. Foi criado em 31 de março de 2010, dispondo de 33 professores e atendendo inicialmente a 320 alunos, tendo como meta a abertura de 1.280 vagas de graduação em 2015. Cabe citar que, desde os anos 2000, as três unidades que compunham o PUVR buscavam a mesma autonomia e isonomia administrativa que as unidades da UFF em Niterói5.

2 O Instituto de Ciências Exatas de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense (UFF)

O Programa de Expansão do Ensino Superior em Volta Redonda foi reformulado em 2010, passando a incorporar a criação de mais uma unidade, o Instituto de Ciências Exatas (Icex), com o objetivo de cobrir as áreas de matemática, física e química. Para tal aquisição foi muito importante a aprovação do Reuni, Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas Federais no âmbito da UFF6.

O Conselho Universitário aprovou a criação do Icex em março de 2010, com um projeto acadêmico de criação de cursos de ciências exatas para atender o Sul Fluminense, interagindo e transformando a região. Assim, foram criados quatro cursos de graduação: Bacharelado em Física, com ênfase em Física Computacional: o bacharel em Física com ênfase em Física Computacional terá formação sólida, de modo a atuar nas mesmas áreas do bacharel em Física de formação tradicional, associando também o conhecimento avançado em técnicas computacionais diversificadas e de alto desempenho, habilitando este profissional para o enfrentamento de problemas físicos e aplicados complexos, por meio de simulações e/ou modelagens computacionais7; o Bacharelado em Matemática, com ênfase em Matemática Computacional: tem por objetivo a formação de bacharéis em Matemática com sólidos conhecimentos em matemática pura e aplicada,  e em métodos computacionais que permitam o tratamento de problemas da matemática e de áreas afins, a partir da simulação e/ou modelagem computacional”8; o Bacharelado em Química, com ênfase em Química Tecnológica, que visa desenvolver habilidades de elaborações de concepções, de atualizações e processos, qualificando o estudante no sentido do acesso a um processo técnico, moderno e atualizado na área, de forma a também capacitar profissionais com participação ativa nas decisões que envolvem o conhecimento da química no mercado de trabalho9; e por fim, a Licenciatura em Química, que proporciona uma “visão geral e abrangente da Química para que o licenciado vivencie os diferentes níveis de complexidade e abordagem dos tópicos em seus diferentes níveis, e o desenvolvimento de habilidades de levantamento de concepções prévias para que o professor possa adequar sua metodologia ao perfil de seus alunos”10.

No âmbito da pós-graduação, o Icex dispõe de uma especialização, dois mestrados e um doutorado. A especialização em Ensino de Ciências da Matemática ocorre por meio de convênio entre o Icex e o Instituto Federal do Rio de Janeiro, em Volta Redonda. O curso tem sua grade e composição dedicadas aos professores de Física, Matemática, Biologia, Química, Ciências e áreas afins, desde que portadores de diplomas de graduação. O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) de incentivar um programa de pós-graduação de caráter nacional, com ênfase nos conteúdos da área de física, com o objetivo de: 

Capacitar em nível de mestrado uma fração muito grande professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de  Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos11.

 

 

 

 

 

O mestrado e o doutorado em Física são oferecidos por meio de uma parceria entre o Icex e o Instituto de Física da UFF, em Niterói. Assim, para cursar o mestrado ou o doutorado no município de Volta Redonda, o estudante deverá ser aprovado na seleção de entrada do programa e ser orientado por um professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Física da UFF em Niterói. São seis as linhas de pesquisa desenvolvidas em Volta Redonda: Sistemas Complexos, Controle Quântico, Propriedades Físicas de Nanoestruturas, Óptica e Informação Quântica, Caracterização de Superfícies Via Métodos Ópticos e Física Experimental de Altas Energias, Raios Cósmicos12.

A pesquisa e a extensão no Instituto de Ciências Exatas de Volta Redonda são desenvolvidas por meio de um projeto, intitulado II Simpósio sobre Ambientes de Aprendizagem para Crianças Autistas (II Saaca), envolvendo professores do Icex, assim como pedagogos e fonoaudiólogos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), que, por meio de um trabalho conjunto, visam investigar estratégias para a interação e comunicação de crianças autistas. O grupo desenvolve ferramentas digitais que colaboram para aperfeiçoar a comunicação do indivíduo autista e para facilitar a aprendizagem da matemática e da língua portuguesa13.

Leia o texto na íntegra aqui

 


Notas

1ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA. Problema Educacional de Volta Redonda. In: CICLO DE ESTUDOS SOBRE SEGURANÇA NACIONAL E DESENVOLVIMENTO, Volta Redonda, 1971. p. 29.
2 UFF. Escola de Engenharia de Volta Redonda. Disponível em: <http://www.engenhariavr.uff.br/index. php/a-escola/historico.html>. Acesso em: 8 dez. 2014.

3 UFF. Polo Universitário de Volta Redonda. Projeto original enviado ao Conselho Universitário da UFF pela direção da EIEMVR. [S.l.:2006?].
4 UFF . Escola de Metalurgia de Volta Redonda. Ofício nº 09, de 2005. Considerações do diretor Sr. Sérgio Sodré Silva sobre a doação de terreno público para implantação e consolidação do Polo Universitário de Volta Redonda (p/Prefeito de Volta Redonda), em 2005.
5 Carta de encaminhamento do pedido de desmembramento do PUVR, redigida e assinada pelo então senhor diretor do Polo Universitário de Volta Redonda, Wainer da Silveira, ao Egrégio Conselho Universitário da UFF, ago. 2011.
6 UFF. Polo Universitário de Volta Redonda. Relatório de gestão, 2010.
7 UFF. Instituto de Ciências Exatas. Disponível em: <http://www.icex.uff.br/icex/?page_id=62>. Acesso em: 28 dez. 2014.
8 UFF. Instituto de Ciências Exatas. Disponível em: <http://www.icex.uff.br/icex/?page_id=62>. Acesso em: 28 dez. 2014.
9 UFF. Instituto de Ciências Exatas. Disponível em: <http://www.icex.uff.br/icex/?page_id=220>. Acesso em: 28 dez. 2014.
10 UFF. Instituto de Ciências Exatas. Disponível em: <http://www.icex.uff.br/icex/?page_id=222>. Acesso em: 28 dez. 2014.
11 UFF. Instituto de Ciências Exatas. Disponível em: <http://www.icex.uff.br/icex/?page_id=413>. Acesso em: 25 fev. 2015.
12 UFF. Instituto de Ciências Exatas. Disponível em: <http://www.icex.uff.br/icex/?page_id=410>. Acesso em: 25 fev. 2015.
13 MEC. Ministério da Educação. Sistema de Gestão e Projetos. 2014. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/resultado.consulta.php?titulo=&bedital=0&protocolo=&processo=&tipo=0&palavras=&resp=&area=0&inst=123&apro=1062&exec=0&sit=0&ordenar=1&direcao=1&inicio=0-00&termino=0-00&regiao=Sudeste&estado=2&bplataforma=1>. Acesso em: 16 dez. 2014.

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